Elon Musk pode ter que pagar indenização bilionária por danos morais e sociais

Publicado em 20/04/2024 as 11:50

O bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), pode ter que pagar uma indenização de R$ 1 bilhão ao Estado brasileiro por danos morais e sociais graças a ação protocolada nesta sexta-feira (19) pela Defensoria Pública da União (DPU) junto à Justiça Federal.

A DPU cita os recentes ataques de Musk ao ministro Alexandre de Moraes, iniciados em 3 de abril com a divulgação do chamado Twitter Files Brazil, e diz que o bilionário instrumentalizou a plataforma para atender a “fins ilícitos”.

Divulgado pelo jornalista americano de extrema direita Michael Shellenberger, o Twitter Files Brazil consiste numa série de e-mails trocados entre o escritório do X no Brasil a respeito de pedidos de Moraes, via Supremo Tribunal Federal, para retirar perfis, publicações e entregar dados de usuários que difundem fake news, discursos de ódio, teorias conspiratórias e incitações golpistas. Os pedidos da Justiça foram interpretados por Musk, pela sua plataforma e pela extrema direita como uma espécie de censura praticada pelo magistrado.

A conversa evoluiu para respostas dos poderes da República e tréplicas de Elon Musk, em que prometia desrespeitar as decisões judiciais e recolocar os perfis no ar. Nesse meio tempo, o próprio Shellenberger reconheceu uma fake news do seu suposto dossiê. Um dos detalhes mais sórdidos da narrativa, o de que Moraes teria ameaçado um advogado do X, era mentira.