De Bituca

Publicado em 29/01/2024 as 14:58

Diretinho, do interior de Minas Gerais e graças às redes sociais e à internet, fico sabendo das notícias do meu querido Sergipe. Vi que as duas maiores notícias do nosso estado esta semana foram a ida do Flamengo jogar o campeonato carioca no Batistão. Foi uma notícia esplendorosa. Me acode aqui gente; nosso governador até fez uma live, algo que ele não costuma fazer muito né, para dar informações tão importantes para os sergipanos. A segunda notícia está repercutindo em todo o Brasil, mas nos noticiários e redes do estado se fala muito pouco.

Quero ressaltar que sou como qualquer outra pessoa e não saberia dizer se está certo ou errado, mas como estão comentando por aqui, dizem que Sergipe não pode ser exemplo de gestão da Lei Paulo Gustavo e que esses erros podem gerar um ciclo de perdas desses investimentos. Dizem que o trem está um desmantelo, artistas estão recorrendo ao Ministério Público Estadual e Federal para cancelar o edital e pedindo para arredar com a presidente. Pelo que soube, são mais de 30 milhões de reais para investimento na cultura. Entendi que daria para realizar muitas coisas perenes para a cultura desse pequeno estado, se os gestores soubessem pensar e agir.

Liguei para minha terra natal para alguns amigos da área, e alguns disseram que o problema é apenas com o edital de uma fundação a “Funcap” que ficou no lugar da Secretaria da Cultura, sendo comandada por uma artista chamada Amorosa, cantora de muito sucesso, assim como Margarethe Menezes. Lembro muito dela no Tropeiro, cantando Elba Ramalho e Tetê Spindola, e já soube do sucesso do Coco da Capsulana, música de Ismar Barreto que muitas vezes ouvir no Clube do Choro em Brasília, onde morei por um tempo.

Dizem que os artistas estão em pé de guerra com a cantora, a gestão está uma bagaça, pois ela não ouve ninguém e faz tudo do jeito dela. Esses assuntos eu prefiro não me envolver. Mas o governador deveria se posicionar e resolver essa peleja de alguma forma, dando uma resposta rápida a esse problema. Entendo que o que ele considera cultura é fazer festa e vaquejada, mas os problemas do governo como um todo são exclusivamente dele.

Espia Só, ao verificar seu plano de governo e promessas de campanha, vi que uma das promessas era recriar a Secretaria da Cultura do Estado, e até agora nada. Nos últimos dias, começou a desmontar a tal da Funcap, retirando a TV Aperipé das mãos da cantora. Como dizem por aqui ficáveiáco Amorosa.

Soube pelos amigos que, além da administração dura e antidemocrática da gestora, faltam técnicos e equipe para melhor gerir e ajudar a presidente. Como não conheço a gestora e sim a voz da artista, fico aqui torcendo para que tudo se ajeite e o governador tenha muito bom senso para resolver. Pois por aqui continuo “Di Butuca”.

Silvério Sávio, professor