Piloto de avião morre ao tentar manobra inspirada no filme ‘Top Gun’

Publicado em 13/05/2024 as 19:52

O piloto de avião Muhammad Asim Jawad, de 32 anos, morreu depois de tentar realizar uma manobra inspirada no filme “Top Gun”, produção estrelada pelo ator Tom Cruise.

O caso aconteceu em Chattogram, Bangladesh, no sul da Ásia. A aeronave, que estava em baixa altitude, se chocou com a pista e explodiu após a tentativa de três giros.

O jornal britânico Daily Mail informou que Muhammad era quem conduzia o avião, do modelo Yakovlev Yak-130, e Sohan Hasan Khan, era o co-piloto.

Ambos acabaram ejetados da aeronave no momento da explosão. Foram resgatados com vida por equipes da Força Aérea, Marinha e pescadores locais, e levados a um hospital. Porém, o piloto morreu. Sohan, por sua vez, continua internado em estado crítico.

Imagens gravadas por câmeras de segurança mostram o momento em que a aeronave cai na água após a explosão. Segundo informações do Departamento de Relações Públicas Interserviços (ISPR), foi comunicado que o jato de treinamento havia “caído devido a uma falha mecânica”, o que levou à queda do avião.

“A filmagem revela o jato raspando a pista em alta velocidade, causando danos significativos à fuselagem e provocando um incêndio. Na marca de 19 segundos, uma análise desacelerada mostra fragmentos da aeronave se desprendendo à medida que ela ricocheteia e decola”, destacou uma fonte para o Daily Mail.