Alexandre de Moraes chama Carla Zambelli de burra no STF

Publicado em 21/05/2024 as 23:22

Nesta terça-feira (21) o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu acatar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e Walter Delgatti Neto, o "Hacker de Araraquara", pela invasão dos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mas mais do que a notícia em si, que pode complicar a vida da dupla, um rápido trecho da apreciação dos magistrados viralizou nas redes sociais.

Trata-se de falas dos ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes que duvidam da inteligência da parlamentar. Se Delgatti é acusado de executar a invasão dos sistemas do CNJ para inserir informações e documentos falsos, Zambelli é apontada como a mandante da ação criminosa.


Em diálogo com Moraes, Cármen Lúcia compara a "Inteligência Artificial" com a "Desinteligência Natural" de Zambelli, de forma elegante, ao lembrar que um desses documentos falsos inseridos no sistema seria um mandado de prisão contra Moraes, assinado por ele mesmo.

“Quando vossa excelência [Moraes] descreve que havia entre as notas com as providências a possibilidade de vossa excelência ter determinado inclusive a própria prisão, eu começo a não me preocupar mais com a inteligência artificial, mas com a desinteligência natural de alguns que atuam criminosamente têm e, além de tudo, sem qualquer tracinho de inteligência. Porque vossa excelência se auto prender por uma falsificação num órgão que é presidido por um colega seu é um salto triplo, carpado, criminoso e impressionante. Só para acentuar minha preocupação com a desinteligência natural”, disse a ministra.

Em resposta à colega, o ministro foi ainda mais direto sobre a capacidade cognitiva da parlamentar bolsonarista

“Falsificou um mandado de prisão comigo mesmo assinando, e vossa excelência sempre muito educada disse que era ‘a desinteligência natural’. Eu chamaria ‘burrice’ mesmo. E achavam que isso não fosse ser descoberto”, disparou.