Boate Kiss, Brumadinho, Ninho do Urubu, Mariana e Maceió: famílias se unem por Justiça

Publicado em 25/04/2024 as 20:37

Os familiares das vítimas da Boate Kiss, Ninho do Urubu, Brumadinho, Mariana e Maceió optaram por juntar as associações que representam, respectivamente, cada uma das tragédias, para pressionar as autoridades por Justiça.

Como primeira ação das cinco entidades, foi enviado no último dia 15 de abril um pedido de audiência pública à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que deve ser realizada no primeiro período de sessões, em julho de 2024.


Em entrevista à Fórum, Paulo Carvalho, pai de uma das vítimas do incêndio da Boate Kiss, revelou que a união das entidades "foi tomando forma a cada tragédia. Familiares acabavam entrando em contato, as associações sendo formadas e também algo que deu um impulso forte foi a escritora Daniela Arbex que escreveu três livros dessas 5 tragédias ela escreveu sobre a Boate Kiss, de brumadinho e do Ninho do Urubu. A de Mariana o livro da jornalista Cristina Serra. Acabavamos nos encontrando em eventos, lançamentos de livros, etc".

Paulo também explica que outro fator que uniu as famílias foi uma triste coincidência: a omissão do poder público. "A ideia sempre permeava os pensamentos porque a cada história, víamos que as causas iniciais de todas elas sempre foi pela omissão pública e pela ganância de negligentes empresários. Empresários pequenos e grandes empresas. Vale, Braskem Flamengo (tb uma empresa de esportes) e isso se mostrava pela sucessão de tragédias causada pela impunidade que vem do sistema de justiça lento e leniente. Anos e anos com apelos aceitos pelos tribunais vindo de defesas e nenhuma responsabilização".