Trabalho escravo: Homens resgatados no RS eram pagos com crack

Publicado em 16/04/2024 as 23:11

Nesta terça-feira (16) a Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva no âmbito da Operação Pó de Pedra. Durante a jornada, também resgataram três homens que eram submetidos a regime de trabalho análogo à escravidão em pedreira clandestina de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles eram pagos com crack.

Um pessoa foi presa em flagrante por conta do resgate dos três trabalhadores. As vítimas, além do trabalho pesado pago com a droga, também foram encontradas vivendo em alojamentos sem as menores condições de higiene e infraestrutura.

Os três homens foram encaminhados ao serviço social de Taquara e não tiveram as identidades reveladas. As informações foram confirmadas à imprensa pelo delegado Valeriano Garcia Neto, que cuida do caso.

A ação de hoje visa desmantelar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, que paga trabalhadores que trazem do interior do estado para o trabalho na pedreira com drogas (crack e cocaína), em um trabalho análogo ao escravo. Foram seis meses de investigação e seguiremos cumprindo mandados de busca e prisões clandestinas”, declarou Garcia Neto.