Brasileiro que era mantido refém pelo Hamas em Gaza está morto, diz governo de Israel

Publicado em 24/05/2024 as 12:45

O governo de Israel anunciou, nesta sexta-feira (24), que seu Exército localizou os corpos de três pessoas que eram mantidas como reféns pelo Hamas em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza. Entre eles está Michel Nisenbaum, brasileiro-israelense que havia sido sequestrado pelo grupo radical em 7 de outubro de 2023.

Segundo as forças militares de Israel, Nisenbaum teria sido assassinado no próprio dia 7 de outubro. Além do corpo dele, foram localizados os corpos do franco-mexicano Orión Hernández Radoux e do israelense Hanan Yablonka.

Michel Nisembaum tinha 59 anos, nasceu em Niterói (RJ) e morava perto da Faixa de Gaza há 40 anos. Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com familiares do brasileiro-israelense e se comprometeu a manter esforços pela libertação dos reféns da guerra Israel x Hamas.

Pouco antes do encontro com Lula, Mary Shohat, irmã de Nisenbaum, participou de uma sessão no Senado de solidariedade às vítimas da guerra, incluindo os sequestrados pelo Hamas e, na ocasião, disse "saber" que o governo estava "fazendo o possível" para libertar seu irmão.