Belivaldo Chagas toma posse como governador na Alese

Publicado em 07/04/2018 as 13:35

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), tomou posse na manhã deste sábado (07) no plenário Pedro Barreto de Andrade da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), após a saída de Jackson Barreto (MDB) que irá disputar uma vaga ao senado. A deputada estadual Goretti Reis fez a leitura da Carta de Renúncia do Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto. A solenidade ocorreu após uma missa em Ação de Graças realizada na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bugio. Já empossado, Belivaldo Chagas passou pela Revista à Tropa da Polícia Militar. Cerca de 140 militares saíram da frente da Alese em direção ao Palácio Museu Olímpio Campos, na praça Fausto Cardoso. Participaram da solenidade, políticos,secretários de Estado, lideranças comunitárias, amigos, assessores, familiares e imprensa.

Na ocasião, o governador empossado assume o Estado por 08 meses, com o compromisso de destravar os obstáculos colocados diante das aspirações de desenvolvimento econômico e social, criando um ambiente propício ao empreendedorismo, o fortalecimento da iniciativa privada, que, para ele, é a mola mestra do desenvolvimento, além de dar ao Estado o papel relevante de indutor do aperfeiçoamento social.

“Não terei tolerância com o favorecimento, o descuido, a irresponsabilidade ou com
ilicitudes de qualquer natureza”, pontuou Chagas

Ainda em seu discurso, Belivaldo anunciou que sua prioridade está nas áreas da saúde e segurança pública, pautando suas ações através da ética, transparência e o compromisso com o povo sergipano, através do diálogo, objetivando esclarecer os problemas que hoje impedem o estado de pagar em dia os salários, de solver no prazo
determinado as suas obrigações financeiras.

Saúde

Redução das filas para as cirurgias eletivas no atendimento geral dos hospitais e postos de saúde. Bem como avanços na estrutura física no que tange os equipamentos indispensáveis para que se processem com eficácia os atendimentos, possibilitando avaliação com ênfase o que deverá ser feito com a devida urgência para a redução dos sofrimentos dos pacientes do câncer.

Segurança Pública

Belivaldo enfatizou que todos os instrumentos necessários serão realizados para abater a violência no Estado, garantindo os meios adequados para subjugar aos que afrontaram e desafiarem a Polícia, em resposta à toda
sociedade sergipana. “Bandidos que ousarem desafiar o aparelho policial e
imaginarem que poderão nos intimidar, vão sentir, de imediato, o peso da resposta”, ressaltou

Obras Públicas

Com relação as obras, Belivaldo Chagas disse que logo serão iniciadas, a exemplo da recuperação da malha viária, bem como o inicio de novas rodovias, além do conjunto de projetos essenciais para a geração
de empregos e dinamização da economia.

Crise Econômica de Sergipe e demais unidades federativas

O governador disse que o modelo federativo padece de erros e deformações estruturais que precisam ser corrigidas, que, inclusive, é um tema que deverá fazer parte de um conjunto de ações políticas direcionadas à modernização do Estado brasileiro, e não poderão estar ausentes os temas de reformas tributária, previdenciária e política. Pois acredita que União não sobreviverá se mantiver essa estrutura que gera o descompasso com a
eficiência.

“A crise financeira que Sergipe atravessa é resultado de um modelo de previdência que está esgotado e precisa ser
revigorado. Trata-se de um desafio a ser urgentemente enfrentado, disse Belivaldo acrescentando “é
preciso que se estabeleça um nível de sintonia e consenso em torno das medidas indispensáveis”.

Para o presidente da Casa Legislativa, o deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o sentimento é de que Belivaldo será um grande governador, assim como foi Jackson Barreto. “Tenho plena confiança no governo de Belivaldo pra que possa continuar fazendo muito por Sergipe”.

No que se refere a relação com o parlamento, Bispo frisou que continuará sendo de cordialidade, parceria e, sobretudo, de ajuda para governar Sergipe.

Em tom de desabafo, ex governador Jackson Barreto disse que deixa o governo com a consciência tranquila no dever cumprindo diante das dificuldades econômicas. “Fiz o que pude por Sergipe nos momentos de maior dificuldade do país, principalmente na área da economia. Tivemos que lutar com ética para superar esse momento”.

Na oportunidade, a mesa foi composta pelo ex governador Jackson Barreto; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo; o 1º secretário da Casa Legislativa, o deputado estadual Jeferson Andrade; a deputada estadual Goretti Reis; o presidente do Ministério Público de Sergipe (MPE),o promotor José Roney Almeida; o prefeito Edvaldo Nogueira; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), o desembargador Cezário Siqueira Neto; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Nitinho Vitalle; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secçao Sergipe, Henri Clay Andrade e o defensor geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Jesus Jairo Almeida.

Conheça um pouco a trajetória pública do governador empossado

Belivaldo Chagas Silva é natural do município de Simão Dias, nasceu no dia 19 de abril do ano de 1960. Filho de Maria Belizana Silva e Arivaldo Chagas Silva (in memorian). Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes. É Defensor Público aposentado do Estado de Sergipe.

Atuou como Oficial Administrativo da Secretaria de Estado da Educação; Diretor-Presidente dos Serviços Gráficos de Sergipe – SEGRASE; Secretário de Estado de Articulação com os Municípios; Coordenador Geral do Projeto Nordeste – PRONESE; Secretário de Estado de Desenvolvimento Municipal de Aracaju; Secretário Extraordinário de Relações Institucionais e de Articulação Política do Município de Aracaju; Secretário de Estado da Educação; Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação – CONSED e Secretário de Estado-Chefe da Casa Civil.

Galeguinho, como é também é chamado, foi deputado estadual por quatro mandatos, destes, desenvolveu suas atividades parlamentares como 4º e 1º Secretário, participando também, das comissões da Casa Legislativa. No executivo, Vice-Governador do Estado de Sergipe ao lado de Marcelo Déda e recente com Jackson Barreto.