Evo Morales é impedido de votar na Argentina; Tensões começam a surgir no país

Publicado em 19/10/2020 as 07:09

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, não pôde exercer seu direito ao voto neste domingo (18) diante das eleições gerais que acontece no país por ter sido inabilitado pelo Tribunal Superior Eleitoral, segundo comunicado de sua assessoria de imprensa. A votação têm transcorrido com normalidade, mas tensões começam a surgir.

“O ex-presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Evo Morales Ayma, não cumprirá nenhuma agenda pública durante este 18 de outubro e não poderá exercer seu direito de voto devido à desqualificação, por motivos políticos, que o impediu de se registrar em Buenos Aires”, disse a assessoria em nota.

Apesar da impossibilidade de exercer seu voto, o ex-presidente pediu que seus apoiadores não caiam em provocação e que as Forças Armadas cumpram seu papel constitucional. O candidato do partido de Morales, o MAS-IPSP, é Luis Arce, ex-ministro de seu governo. Ele aparece com chances de vencer em primeiro turno.

“As eleições devem ser sempre um partido democrático no qual nos encontramos novamente para além das diferenças. Nossa diversidade é a riqueza de nossa identidade e é a fonte de nossa unidade”, disse o ex-presidente no Twitter.

*Revista Fórum