Funcaju realiza projetos musicais com selecionados da Lei Aldir Blanc

Publicado em 12/01/2021 as 07:17

O fim de semana foi de muita música para os aracajuanos e turistas que visitam a capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou o Festival Itinerante de Barzinhos (FIB) e o “Hoje tem Forró!” – dois projetos com apresentações dos artistas selecionados pelo edital ‘Janelas para as artes’, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Respeitando todas as normas de biossegurança, como o distanciamento social, e uso obrigatório de máscaras, as apresentações permitiram a volta das atividades dos músicos, segmento da cadeia produtiva da cultura também afetado pela pandemia.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, explica que, mesmo com a pandemia, respeitando os protocolos, os projetos selecionados pela Lei Aldir Blanc, em Aracaju, estão sendo apresentados. “Estamos muito felizes, porque a população está aplaudindo, é um sucesso. Além de promover uma inédita circulação de nossa produção musical por vários bairros, servindo assim de canal de divulgação dos nossos artistas”, ressalta.

FIB
O Festival Itinerante de Barzinhos, previsto para acontecer até o final de janeiro, leva apresentações musicais a espaços que periodicamente promovem esses eventos, em diversos bairros da capital. Mais de 40 estabelecimentos participaram de um chamamento público e receberão as apresentações artísticas dos contemplados na categoria música do edital Janelas Para as Artes da LAB, com acesso gratuito pelo público.

Entre os dias 6 e 10, a Funcaju realizou a segunda edição com mais quatro apresentações do FIB. A atração do primeiro dia foi o cantor Heitor Mendonça, que se apresentou no Seu Sergipe Bistrô, no bairro Atalaia. O artista encantou os espectadores ao som de projetos autorais e de releituras da música popular brasileira, através do seu projeto “O quintal do tempo, cantorias brasileiras”. “Quero agradecer a Prefeitura de Aracaju pela oportunidade, principalmente neste momento difícil de pandemia”, comemorou Heitor.

A chef do restaurante, Seichele Barboza, também destacou a importância desse projeto. “Quando eu soube da chamada pública já fui logo me inscrevendo e gostaria muito de agradecer à Lei e à Prefeitura pela oportunidade. Essa iniciativa é muito importante para valorizar a cultura sergipana e dar espaços aos nossos artistas”, disse Seichele.

Já na noite da quinta-feira (7), foi a vez da dupla Val e Júlio, com o estilo Rock Pop. Os artistas fizeram sua apresentação no Container Gastro Beer, localizado no bairro Coroa do Meio. Para o vocalista da dupla, Valtércio Paixão, o edital veio para abraçar os músicos do município. “Gostaria de agradecer à Prefeitura pela oportunidade que está dando um respiro a nós músicos e que está segurando a nossa onda neste momento difícil de pandemia em que estamos há tanto tempo sem tocar”, disse.

*PMA