Prefeitura participa da 13ª Primavera dos Museus

Publicado em 19/09/2019 as 07:34

Com atividades no Museu Cidade de Aracaju - Prefeito Viana de Assis, a Prefeitura de Aracaju participa da 13ª Primavera dos Museus. Organizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a programação do evento, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 25, às 9h, objetiva discutir a preservação dos bens e patrimônios que estão sob guarda dos museus. Neste ano, o tema nacional da Primavera é “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Para trabalhar com os riscos e perdas irreparáveis que os museus e seus acervos se submetem no dia a dia, o Museu Cidade de Aracaju promoverá a mesa redonda “Museação - Contribuições e Discussões Necessárias Para Uma Boa Gestão”, voltada principalmente para seus funcionários e comunidade em geral.

A proposta é discutir e sugerir formas de manutenção e conservação do museu e seu acervo. Para trabalhar essa temática, estarão à frente das discussões o coordenador e a museóloga do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias e Heyse Oliveira, respectivamente; o museólogo e a historiadora do Palácio Olímpio Campos, Romário Rodrigues Portugal e Izaura Júlia Oliveira Ramos; e a museóloga do Museu Arqueológico de Xingó, Thaís Vaz Sampaio.

A Primavera dos Museus é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que, desde 2006, é realizado nacionalmente pelas instituições cadastradas, as quais desenvolvem uma programação especial para o período. O Museu Cidade de Aracaju - Prefeito Viana de Assis está localizado no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão, 134.

Programação

9h: Credenciamento

9:30h: Abertura - Mário Dias (Coordenador do Centro Cultural)

10h: Palestra: “Conceito de Museu e o Museu Viana de Assis” - Heyse Oliveira (Museóloga do CCA)

10:30: Palestra - “Segurança e Higienização de Acervos e Espaços Expositivos” - Romario Portugal (Museólogo do PMOC)

11h: Palestra - “O Processo de Concepção e Montagem de Exposição” - Isaura Oliveira (Historiadora do PMOC)

12h: Palestra - “Arquitetura de Museus e Seus Desafios” - Thais Sampaio (Museóloga do MAX-UFS)