Espetáculo 'Janeiros' conta saga de família de artistas

Publicado em 12/01/2019 as 00:34

A Família Gomide é formada por artistas que cruzam o país levando a arte popular brasileira. Desde os anos 70, eles formam a trupe teatral itinerante Carroça de Mamulengos. Agora, eles chegam ao Rio, onde apresentam o espetáculo Janeiros.

Em entrevista ao Arte Clube, a atriz Maria Gomide conta como é viver em uma família de artistas e como a arte atravessa as outras atividades dela e dos irmãos.

"A arte surgiu na nossa família através dos nossos pais. O foco não foi nos criar atores ou atrizes, mas nos criar com um olhar artístico para o mundo. Todos nós somos brincantes, músicos, poetas, desenhistas, cantores, cenógrafos. Todos nós atuamos cenicamente, cada um nas suas habilidades e peculiaridades. Por isso que a Carroça se tornou uma companhia tão múltipla e complexa", explica.

Clique no player e ouça a entrevista completa.

No espetáculo Janeiros, a Carroça de Mamulengos se debruça sobre a roda do tempo da própria história, apresentando as narrativas líricas dessa família andante e firmada nas culturas tradicionais do Brasil. Em cena, quatro dos irmãos Gomide — Maria, João, Isabel e Luzia – apresentam um enredo que une a segunda geração da família Carroça, iniciada em 1977 pelo bonequeiro Carlos Gomide e pela atriz Shirley França. Em ininterrupta itinerância, toda a trupe se criou em cena, tendo o picadeiro como lar e espaço sagrado.