A Bandinha apresenta show temático em homenagem aos 120 anos de Pixinguinha no Quinta Instrumental

Publicado em 19/04/2018 as 01:56

Ao som da trilha sonora do pai do chorinho, gênero de música popular e instrumental brasileira, o grupo sergipano A Bandinha abre a segunda edição do projeto Quinta Instrumental, temporada 2018 promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) na noite desta quinta-feira,19, no teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju, fazendo tributo aos 120 anos de Pixinguinha.


Considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, Pixinguinha contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical determinante e os músicos agradecem. “Somos fãs do trabalho desenvolvido e do legado desse grande músico. Pixinguinha é o pai do choro. Por isso, decidimos homenageá-lo, afinal, no dia 23 deste mês ele iria completar 121 anos se estivesse vivo e junto a essa comemoração evidenciamos o Dia Nacional do Choro. Nós instrumentistas e apaixonados pela boa música decidimos fazer essa celebração da melhor forma em cima do palco no projeto Quinta Instrumental”, justifica o instrumentista Felipe Freitas.

“Fiquei emocionada em ver este espetáculo. Tudo lindo e maravilhoso. Tocar as músicas de Pixinguinha é fazer a gente relembrar do passado. Além de ser especial porque minha filha faz parte do grupo A Bandinha e é a única mulher. Quero parabenizar os organizadores pelo pelo projeto e por permitir que os músicos levem a população o que eles sabem fazer de melhor que é a sua musicalidade. Afirma a dona de casa, Marinete Rodrigues.

Segundo o músico Felipe Freitas participar do projeto Quinta Instrumental é uma forma de mostrar o trabalho do instrumentista. Além de ser uma oportunidade única.
“Para nós do grupo A Bandinha é muito gratificante poder participar deste projeto, pois ele é único em Sergipe e ainda oferece um espaço exclusivamente para que os grupos instrumentistas mostrem sua arte, sua música e suas referências”, diz.

A Bandinha trouxe para a apresentação os arranjos originais do compositor e arranjador, Pixinguinha. “A escolha do repertório foi especial para este momento. Afinal, estamos falando do nosso maior inspirador. Ele criou o que hoje chamamos de base da música brasileira. Por isso, deve ser sempre lembrado em qualquer lugar e em todas as oportunidades”, conclui Felipe Freitas.

Para o comerciante Carlos Santos, homenagear o pai do choro foi uma escolha sabia “Eles foram muito inteligente na escolha do homenageado. É a nossa cultura sendo contada através das notas musicais”, diz.

Para a produtora de evento, Marina Pereira, eventos como este permite o fomento da cultura e é uma oportunidade de ir com a família. “Estou encantada com este evento. É uma forma de propagar a cultura de forma leve e para toda a família. Sempre levo meu filho a eventos culturais, pois ele tem que conhecer a nossa cultura e música de qualidade desde criança”, confessa.
Agenda musical
Na próxima quinta-feira, dia 26, será a vez do instrumentista Marcus Vinícius se apresentar no palco do teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, no Centro da capital, às 20h, com o projeto “The Vinnas Experience”. Com entrada franca.

Projeto Quinta Instrumental


Traduzido pelos próprios artistas como um divisor de águas, o projeto idealizado pela Funcaju, no ano de 2017, recebeu quase 20 artistas em sua última edição. Por lá, passaram Harpa, Guitarra, Violão, Sanfona, Gaita, Bateria, Guitarra Baiana, entre outros instrumentos, dominados por verdadeiros mestres da arte instrumentista.

Com a proposta de dar vida ao centro histórico da capital sergipana, o evento cumpriu muito bem com a sua missão social. Mais de 1,5 mil pessoas passaram pelas apresentações oferecidas no primeiro ano de realização, onde puderam conhecer uma ramificação da música e, ainda, apreciar as atrações do Centro Cultural de Aracaju.