Barco é encontrado com corpos em decomposição no Pará; PF investiga

Publicado em 14/04/2024 as 09:57

Um grupo de pescadores encontrou, neste sábado (13), uma embarcação à deriva com pelo menos 20 corpos em estado avançado de decomposição em um rio na região de Salgado, no Pará.

A Polícia Federal (PF) foi acionada e afirmou, em nota, que está apurando o caso em conjunto com diversos órgãos de segurança pública. Peritos e papiloscopistas da sede da PF em Brasília também estão a caminho do estado e seguirão ao local.

Um dos principais objetivos da PF é identificar os corpos encontrados e, para isso, usará protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI).

No vídeo divulgado nas redes sociais, os pescadores falam em cerca de 20 corpos, mas a PF ainda não tem o número exato de mortos, assim como a nacionalidade dessas pessoas.


O Ministério Público Federal (MPF) no Pará também emitiu uma nota em que anuncia duas investigações para apurar o caso, uma na área criminal e uma na área cível, que será realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.

"Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes", explica o órgão.