Incêndio destrói estátua em homenagem a famosa mãe de santo baiana

Publicado em 06/12/2022 as 19:33

A estátua em homenagem à yalorixá (mãe de santo) Mãe Stella de Oxóssi, localizada em Salvador (BA), foi destruída pelo fogo. Laina Crisóstomo (PSOL), vereadora em Salvador, afirmou que a motivação foi racismo religioso.

“Queimar a imagem de Mãe Stella de Oxóssi, para nós, é símbolo e expressão do ódio que estamos vivendo. A gente não vai a nenhuma igreja, a gente não impede que ninguém professe a sua fé. Mas os nossos terreiros e os nossos símbolos são destruídos, são devastados como forma de dizer que não nos aceitam”, afirmou.

Duas estátuas compõem a obra: Uma da mãe de santo sentada em um trono (a que foi queimada) e outra de Oxóssi. O conjunto mede 8,5 metros de altura.

A Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, disse que a ocorrência foi registrada na 12ª Delegacia, no bairro de Itapuã, e que a prefeitura de Salvador acompanhará as investigações.

A peça foi inaugurada em abril de 2019. Mãe Stella morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018. Ela foi uma das principais yalorixás do país, foi sacerdotisa e profunda conhecedora dos cultos e tradições do Candomblé.

*REVISTA FÓRUM