Procurador que agrediu colega alegou que era vítima de 'assédio moral' e foi solto

Publicado em 22/06/2022 as 14:50

Detido por espancar a colega de trabalho, a procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, o procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, alegou em depoimento à polícia civil que era vítima de "assédio moral". A agressão, que foi filmada, aconteceu dentro da Procuradoria do município de Registro, que fica no extremo-sul paulista, na região do Vale do Ribeira.

"Ele admitiu que agrediu a vítima e alegou que assim o fez por sofrer assédio moral", disse o delegado Fernando Carvalho Gregório, do 1º Distrito Policial de Registro.

Macedo, no entanto, foi liberado em seguida porque o delegado diz que entendeu que "não havia uma situação de flagrante, e sim um fato criminoso".

"Eu entendi que não havia uma situação de flagrante, e sim um fato criminoso. É claro que deveria ser devidamente apurado. Por isso, fizemos o registro da ocorrência e tomamos todas as diligências cabíveis na ocasião", disse.

Em seu depoimento, Gabriela disse que denunciou o colega porque ele apresentava comportamento suspeito e que já havia sido grosseiro com outra funcionária do setor.

"Eu tinha medo, sim. Tinha medo de que fosse acontecer isso, mas não imaginava que fosse ser uma violência física, achava que fosse um ‘bate boca’, uma discussão", disse a procuradora à TV Tribuna, afiliada da Globo.

Em nota, a prefeitura "manifestou "mais absoluto e profundo repúdio aos brutais atos de violência realizados pelo Procurador Municipal contra a servidora municipal mulher que exerce a função de Procuradora Geral do Município".

A prefeitura ainda prevê a suspensão do procurador. "Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres".

*REVISTA FÓRUM