Anvisa reclama ao STF de falta de proteção após mais de 300 ameaças

Publicado em 25/01/2022 as 15:12

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou uma reclamação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes questionando a resposta da Polícia Federal aos pedidos de proteção feitos devido as mais de 300 ameaças recebidas contra seus funcionários.

Segundo a coluna de Malu Gaspar, em “O Globo“, a agência informa que o único retorno da corporação foi “um deboche institucional”: um pedido para o envio de formulários de inscrição no programa de proteção à testemunha para eventuais interessados.

O detalhe é que o programa do governo federal se destina a proteger testemunhas de crimes, seus familiares ou criminosos confessos, e exige que a pessoa protegida abra mão até a própria identidade e se mantenha escondida – o que obviamente torna impossível aos funcionários desempenhar suas funções.

Os pedidos de proteção foram feitos nos dias 5 de novembro e 17 de dezembro. Questionada a respeito do caso, a Polícia Federal informou que está investigando as ameaças. Também afirmou, via assessoria de imprensa, que dentre as suas atribuições, o programa de proteção à testemunhas é a opção disponível, e por isso foi oferecido à Anvisa.

*REVISTA FÓRUM