RS: Quarto desastre climático no estado em menos de um ano já matou 55 pessoas

Publicado em 05/05/2024 as 07:55

No Rio Grande do Sul a coisa só piora. Este é o quarto desastre climático a atingir o estado em menos de um ano. No ano passado, ocorreram tragédias em junho, setembro e novembro, deixando, somadas, 75 mortos.

No caso atual, este sozinho já conta com 55 mortos, 74 desaparecidos e 107 pessoas feridas e 82,5 mil pessoas fora de casa. Destas, 13,3 mil estão em abrigos e 69,2 mil desalojadas nas casas de familiares ou amigos.

Ao todo, 317 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 510,5 mil pessoas.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), este é o "maior desastre climático do estado". O nível do Guaíba, em Porto Alegre, ultrapassou os 5 metros e superou de longe o nível da cheia histórica de 1941, que foi de 4,76 metros.

Mais de 150 pontos de pontes, estradas que foram rompidas, deslizamentos de terra e tantos outros que ainda vão acontecer. Já é e será o pior desastre climático do nosso estado, e a gente precisa evitar perdas de vidas neste momento", disse o governador.

Inundação extrema

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou no começo da noite deste sábado (4) um alerta de “inundação extrema” na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com o aviso também publicou um mapa que mostra as áreas de risco e pediu que os moradores evacuem a região.

“Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade a respeito de abrigos públicos, rotas de fuga e não atravesse alagamentos a pé, ou mesmo de carro. Preste auxílio a pessoas vulneráveis, apoiando o deslocamento de idosos, pessoas doentes ou com dificuldades de mobilidade. Se não tiver condições de levar seus animais domésticos, deixe-os sem as guias em locais abertos”, diz o apelo do órgão.