Cobasi protegeu computadores e deixou animais para morrerem, aponta investigação

Publicado em 24/05/2024 as 13:05

Após uma série de denúncias, a Cobasi confirmou que todos os animais da filial localizada no shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, morreram afogados. Inicialmente, a empresa afirmou que não foi possível realizar o resgate dos bichos com segurança.

No entanto, após o comunicado da Cobasi, várias pessoas começaram a fazer denúncias anônimas que contradiziam a afirmação da empresa e afirmavam que, sim, havia sido oferecida ajuda para o resgate dos animais.

Posteriormente, a direção do Shopping Praia de Belas também informou, por meio de comunicado, que foi oferecido todo tipo de suporte para que os animais fossem resgatados e que a Cobasi foi alertada de que a enchente seria grave.

Computadores foram protegidos

A partir das denúncias, a Polícia Civil entrou em campo e iniciou uma investigação do caso. Em entrevista ao UOL, a delegada Samieh Saleh revelou que os computadores foram guardados no mezanino para evitar que fossem danificados pela água, enquanto os animais foram abandonados no subsolo.

Em comunicado divulgado à imprensa, a Cobasi afirma que os funcionários da loja em questão tiveram que evacuar "de forma emergencial, seguindo as orientações locais". Ainda segundo a empresa, "foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores, que considerávamos ser breve".

"Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido ao nível da água", continua a nota da rede.

Posteriormente, o comunicado da Cobasi confirma a morte de todos os animais que estavam na loja. "É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo país, para salvar as vidas que pudermos enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar."

Porém, após a divulgação da nota da Cobasi, onde afirmam que não foi possível retornar de maneira segura para resgatar os animais, relatos anônimos de trabalhadores do shopping desmentem o comunicado e afirmam que foi autorizado à gerência da loja retornar ao estabelecimento para salvar os animais.

"Eu trabalho no shopping Praia de Belas e que sim, a gerente da Cobasi foi autorizada a entrar e salvar os animais, mas não quis. Preferiram acreditar que a água não subiria ao ponto de matar todos os animais, mas o shopping autorizou a entrada e avisou que subiria. Não resgataram porque não quiseram! Morreram todos os animais por negligência", diz uma testemunha.