Defesa Social contribui com a segurança dos foliões durante o Rasgadinho

Publicado em 10/02/2018 as 12:50

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atua de maneira preventiva para contribuir com a segurança dos foliões que irão aproveitar a programação carnavalesca, na capital. Para o Rasgadinho, as vistorias realizadas pela Defesa Civil de Aracaju mantém a atenção às estruturas montadas no local do evento. Já a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), intensifica a segurança nos terminais e percursos feitos pelos transportes públicos.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, ressalta a integração entre os órgãos que atuarão durante o evento. "Participamos de uma ação integrada com outras secretarias da Prefeitura de Aracaju. Toda a estratégia de apoio ao Rasgadinho foi estabelecida conforme determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, para garantir a segurança e cuidados necessários à população aracajuana", destacou o gestor.

O esquema de segurança estabelecido para atuação da GMA contempla a intensificação da operação "Terminal Seguro". "Estaremos com duas viaturas, de forma fixa, no terminal dos mercados centrais, assim como no terminal do Centro, dando prioridade às pessoas que estão se deslocando para o evento", destacou o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça.

Ainda sobre a atuação da GMA, também estará estrategicamente disposto o efetivo que garantirá a segurança nos demais terminais da capital, especialmente, nos horários de maior fluxo. O motopatrulhamento também realizará o percurso em torno dos terminais, nas áreas centrais e junto ao deslocamento dos ônibus, estando a postos para eventuais necessidades.

Defesa Civil de Aracaju

Também foram realizadas vistorias durante o processo de montagem das estruturas que compõe o evento. O acompanhamento desse processo vem sendo realizado pela Defesa Social, através da Defesa Civil, desde a última terça-feira, 6.

Durante a vistoria realizada nessa sexta-feira, 9, último dia de montagem das estruturas, o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, considerou o resultado dos trabalhos positivo. "Alguns materiais que consideramos inadequados foram substituídos, alguns erros de montagem foram corrigidos e estamos acompanhando até o último momento. Diante da vistoria realizada nesses momentos que antecedem ao evento, constatamos que as estruturas de palco e camarote estão em condições seguras, do ponto de vista da sustentação", ressaltou o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado.

As estruturas são vistoriadas até o último momento pelos técnicos da Defesa Civil de Aracaju, que exigem a conformidade da montagem e estruturas de acordo com o que foi apresentado através dos projetos e consequentemente, com base nas normas de segurança. Também são exigidas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), para liberação do evento assinadas pelo engenheiro responsável, contratado pela organização do vento.