Garibalde tem novo PL sobre aves da raça Mura aprovado

Publicado em 15/04/2024 as 14:20

A preservação da espécie de aves da raça Mura em Sergipe voltou a ser debatida na Assembleia Legislativa. Em 2020, foi publicada no Diário Oficial, a Lei nº 8.657, de autoria do deputado Garibalde Mendonça (PDT), permitido aos criadores, apoio para que possam participar de feiras e exposições, desde que aconteçam em recintos apropriados, a exemplo de sedes das associações, desde que seja feita uma prévia comunicação aos órgãos ambientais competentes, responsáveis pela autorização. A lei também destaca a fiscalização evitando tratamentos inadequados.

Na última quinta-feira (11), foi aprovado o PL nº 111/2024, também de autoria do vice-presidente da Alese, enfatizando os cuidados com essas aves de combate.

A propositura institui a Política Estadual de Criação e Manejo de Aves da Raça Mura, no âmbito do Estado de Sergipe, visando diretrizes como : o acesso a água e alimento adequados para manutenção da saúde e vigor das aves; a disponibilização de ambiente adequado para a espécie, com boas condições de abrigo e descanso; a prevenção, o rápido diagnóstico e tratamento adequado de doenças; o estímulo ao comportamento natural da ave, com espaço suficiente, instalações adequadas e companhia da sua própria espécie; a não submissão das aves a condições que as levem ao sofrimento mental.

O Artigo 3º do PL informa que a criação e o manejo de aves da raça Mura em Sergipe, deve ocorrer com instalações das cocheiras/galpões em alvenaria, preferencialmente com gaiolas, passeadores, redondel, pias e armários; além de cama dos apartamentos de acomodação das aves constituída de areia branca, casca de arroz, feno ou maravalha, bem como, qualquer material acessível ao criador que possa manter o interior dos mesmos limpo.

De acordo ainda com o Projeto de Lei, são equipamentos necessários à criação e ao manejo de aves da raça Mura: poleiros, ninhos, comedouros e bebedouros. A reprodução das aves dessa raça pode se dar por meio de incubação natural ou artificial. A alimentação deve se dar conforme a fase de criação, tanto em termos quantitativos, como em relação à diversidade de ingredientes.

“A nova proposta aprovada por unanimidade nesta Casa, traz complementos à Lei de nossa autoria sancionada em 2020. Com as diretrizes estabelecidas na Política Estadual de Criação e Manejo de Aves da Raça Mura no âmbito do Estado de Sergipe, estaremos contribuindo para a preservação da espécie por meio de cuidados adequados. As raças Mura, justamente por suas peculiaridades tanto genéticas quanto comportamentais, merecem um destaque dentro da avicultura, principalmente pelo fascínio, pela mística e até pelas inverdades que envolvem essas fantásticas aves. Reconhecidas e criadas pelo homem desde a mais remota antiguidade são notórias em virtude de sua rusticidade, força e extrema coragem, além de possuírem uma resistência fora do comum”, observa.

Sobre as aves

Genuinamente nacional, a raça Mura é classificada no Brasil como o verdadeiro galo combatente, após um processo de miscigenação de várias aves trazidas de outros países pelos criadores a exemplo do aseel indiano, o shamo japonês, o combatente inglês e o bankiva asiático.

Essas raças combatentes costumam despertar interesse principalmente pelas suas peculiaridades genéticas quanto comportamentais desde a antiguidade. Para se ter uma ideia, já tiveram valor equiparado ao seu peso em ouro durante a época dos marajás na Índia.

No Brasil as primeiras aves de raças combatentes foram trazidas pelos portugueses no início da colonização originárias da Índia. São aves rústicas, de extrema resistência e adaptabilidade aos diferentes climas do país. Paralelamente à criação caseira para ovos e carne, também eram utilizadas em combates e começaram a ser selecionadas para competições e em seguida, exposições.

Genuinamente nacional, a raça Mura é classificada no Brasil como o verdadeiro galo combatente, após um processo de miscigenação de várias aves trazidas de outros países pelos criadores a exemplo do aseel indiano, o shamo japonês, o combatente inglês e o bankiva asiático.

Em Sergipe são cerca de 500 criadores cadastrados na Associação dos Criadores e Preservadores de Aves da Raça Mura em Sergipe. Apesar da luta pela preservação do galo Mura, os criadores enfrentam o preconceito de que os animais só servem para o combate, sem levar em consideração a preservação histórica e cultural do material genético das aves Mura atendendo aos princípios do bem-estar dos animais de acordo com a Constituição Federal.