China lança rede nacional de supercomputadores

Publicado em 14/04/2024 as 10:05

A China acaba de lançar sua rede nacional de supercomputadores que como objetivo principal de aliviar o desequilíbrio entre oferta e demanda de poder computacional e fornecer suporte para o desenvolvimento da economia digital.

A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira (11) na municipalidade de Tiajin. Na oportunidade, o cientista da computação, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e líder do painel de especialistas da plataforma, Qian Depei, comentou como a estrutura vai funcionar.

A rede vai usar a inteligência artificial como uma oportunidade para impulsionar a inovação colaborativa em hardware, algoritmos, aplicações e sistemas no campo da computação", disse Qian.

Mais de 200 provedores de serviços que oferecem aplicações, dados e modelos computacionais se juntaram à rede para contribuir com mais de 3.200 produtos que abrangem inovações digitais de ponta, como computação científica, simulação industrial e treinamento de modelos de inteligência artificial (IA).

A construção da rede nacional de supercomputadores começou em abril de 2023, de acordo com comunicado do Ministério da Ciência e Tecnologia da China.

Rede de supercomputadores da China

A China conta uma rede de supercomputadores robusta e em constante expansão, que desempenha um papel significativo em várias áreas, desde a pesquisa científica até aplicações industriais e governamentais. É uma das mais avançadas e poderosas do mundo e desempenha um papel crucial no avanço científico, tecnológico e industrial do país.

Tianhe Series: A China desenvolveu várias gerações de supercomputadores sob a série Tianhe (literalmente "Rio Celestial"). Esses supercomputadores são conhecidos por sua alta capacidade de processamento e foram consistentemente classificados entre os mais rápidos do mundo.

Domínio em Listas de Top500: Os supercomputadores chineses frequentemente ocupam várias posições no ranking Top500, uma lista dos 500 sistemas de computação mais poderosos do mundo. Esses sistemas incluem supercomputadores instalados em instituições acadêmicas, laboratórios de pesquisa, empresas estatais e instituições governamentais.

Aplicações Científicas e Industriais: A rede de supercomputadores da China é utilizada para uma ampla gama de aplicações, incluindo modelagem climática, pesquisa médica, desenvolvimento de novos materiais, simulações de engenharia, previsão meteorológica, análise de dados, segurança cibernética e muito mais.

Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento: O governo chinês investe significativamente em pesquisa e desenvolvimento de supercomputadores. Isso inclui financiamento para o desenvolvimento de hardware, software e infraestrutura necessários para manter e expandir a rede de supercomputadores do país.

Liderança em Tecnologias Emergentes: A China está ativamente envolvida no desenvolvimento de tecnologias emergentes para supercomputação, como computação quântica, inteligência artificial e computação em nuvem de alto desempenho. Essas iniciativas visam manter a China na vanguarda da computação de alto desempenho e impulsionar a inovação em vários setores.
Para que servem os supercomputadores

Supercomputadores são usados para diversos propósitos, graças à sua capacidade excepcional de processamento e armazenamento de dados. Desempenham um papel vital em uma ampla gama de campos ao impulsionar a inovação, avançar no conhecimento científico e facilitar a resolução de problemas complexos em diversas áreas. Confira alguns:

Modelagem e Simulação Complexas: Simular fenômenos complexos, como mudanças climáticas, previsões meteorológicas, simulações de terremotos, dinâmica de fluidos, física de partículas, entre outros. Permitem que cientistas e pesquisadores estudem fenômenos que seriam difíceis ou impossíveis de reproduzir no mundo real.

Pesquisa Científica e Acadêmica: Na área acadêmica e científica, são utilizados para realizar pesquisas em uma variedade de campos, como biologia, química, medicina, astronomia e ciência dos materiais. Auxiliam na análise de dados massivos e na resolução de problemas complexos que exigem grande poder computacional.

Desenvolvimento de Novas Tecnologias: Empresas e instituições de pesquisa os utilizam para desenvolver e testar novas tecnologias, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, criptografia e otimização de processos.

Design e Engenharia Avançados: Na indústria, são empregados para realizar modelagem computacional e simulações avançadas em design de produtos, engenharia de sistemas, aerodinâmica, análise de estruturas, entre outras aplicações. Isso permite que empresas economizem tempo e dinheiro ao realizar testes virtuais antes da produção física.

Segurança e Defesa: Em setores governamentais e militares, os supercomputadores são usados para criptografia, análise de inteligência, simulações de armas, previsão de ameaças, segurança cibernética e outras aplicações relacionadas à segurança nacional.