Aliados de Bolsonaro querem maioria do Senado em 2026

Publicado em 17/06/2024 as 09:59

Políticos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro visam lançar pelo menos um candidato "bolsonarista raiz" em cada estado na disputa pelo Senado em 2026. Nestas eleições, haverá a renovação de 2/3 da Casa, estando em jogo 54 das 81 cadeiras.

“Isso já está certo: A coisa mais importante da vida do Bolsonaro é a eleição do Senado. Onde ele puder colocar um bolsonarista ele vai botar. Onde ele não puder botar um bolsonarista que ganhe, que tenha risco de perder, ele vai colocar um aliado”, afirmou o presidente do PP, Ciro Nogueira, ao jornal Valor Ecônomico.

Segundo matéria do veículo, a articulação está sendo planejada por Nogueira junto com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, envolvendo também o presidente do PP, Ciro Nogueira.

Um exemplo da estratégia seria o precoce lançamento do nome de Eduardo Bolsonaro ao Senado, concorrendo por São Paulo, em um evento realizado pelo PL em Campos do Jordão (SP), no início do mês. "Nosso candidato a senador daqui a dois anos. Isso é o futuro. Não tem ninguém que trabalhe no partido, não tem um político no Brasil que se dedique à causa como Eduardo Bolsonaro. Nunca vi isso na minha vida. E olhe que eu já vi muita gente", disse Valdemar Costa Neto na ocasião.