Tropas russas recuam na Ucrânia diante de possibilidade de cessar-fogo

Publicado em 03/04/2022 as 00:18

O governo da Ucrânia disse neste sábado (2) que a Rússia tem recuado suas tropas rapidamente em razão das negociações de cessar-fogo que avançam entre os dois países. A retirada acontece principalmente na capital Kiev.

“Estamos observando o movimento de colunas de veículos (russos) de várias quantidades”, disse o governador de Kiev, Oleksandr Pavlyuk, através de seu perfil oficial no Telegram.

Irpin, Gostomel e toda a região de Kiev foram libertadas pelos invasores", informou a vice-ministra de Defesa da Ucrânia, Ganna Maliar. As tropas ucranianas retomaram o controle de cerca de 30 cidades e vilarejos próximos de Kiev que estavam sob o controle de militares russos.

A Rússia afirma que a retirada das tropas é um gesto de boa fé diante de um possível acordo de paz. Os russos querem que a Ucrânia se comprometa a ser um país neutro e não ingresse na aliança militar da Otan.

Segundo o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, as tropas russas estariam se reagrupando na região separatista de Donbass, onde estão as repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, que tiveram idependência reconhecida pelos russos logo quando estourou o conflito bélico.

*EBC