Exposição em São Paulo lembra cobertura de guerra no Vietnã

Publicado em 13/07/2024 as 06:38

Guerra é ruim, mas sem jornalista é pior”. A frase é de José Hamilton Ribeiro, um dos mais consagrados e premiados jornalistas brasileiros e que, em março de 1968, cobriu a guerra do Vietnã pela revista Realidade. Foi lá que, ao pisar em uma mina terrestre, perdeu parte de sua perna esquerda.

Apesar disso, ele mantém a convicção de que o trabalho do jornalista em zonas de conflito continua sendo fundamental. “Se há uma guerra que não se consegue evitar, então é preferível que se tenha um jornalista nessa guerra. Jornalista na guerra é uma forma pequena, humilde, mas é para pôr a bola no chão e manter o bom senso, sabe? E evitar aquela cabeça do pessoal guerreiro, que fazia guerra por gosto, por sentir prazer na guerra". Segundo ele, as testemunhas da guerra e os jornalistas que fizeram a cobertura deram um depoimento muito diferente do pessoal que se alinhou ao espírito guerreiro de algumas mentes assim diabólicas, às vezes”, disse ele, em entrevista à Agência Brasil e à TV Brasil.

Santa Catarina 15/08/2018 José Hamilton Ribeiro Jornalista durante palestra na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foto Henrique Almeida/ Agecom/UFSC
Depois de anos à frente do Globo Rural, José Hamilton Ribeiro agora vive mais recluso, pelo interior mineiro – Foto Henrique Almeida/ Agecom/UFSC

Depois de anos à frente do Globo Rural, José Hamilton Ribeiro agora vive mais recluso, pelo interior mineiro. Nesta semana, ele visitou o Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista, para uma dupla celebração: a inauguração da exposição O Gosto da Guerra, com imagens produzidas por jornalistas e fotógrafos em áreas de conflito, e o relançamento de seu livro de mesmo nome, em que relata a cobertura da Guerra do Vietnã.

No livro, ele descreve o que era “gosto da guerra”, que sentiu profundamente logo após ter pisado acidentalmente em uma mina terrestre. “Sentia na boca um gosto ruim, com se tivesse engolido um punhado de terra, pólvora e sangue – hoje eu sei, era o gosto da guerra”.

“Essa expressão veio a mim num momento, lá no Vietnã, em que senti que tinha acontecido alguma coisa comigo, mas não sabia exatamente o que era. Quando recuperei a consciência, estava sentado e em uma realidade que eu não estava dominando, não sabia qual era, não sabia o que tinha acontecido direito. Uma hora ali, senti uma sensação estranha aqui na testa, passei a mão e vi que tinha uma coisa molhada, líquida, olhei e era sangue. Pensei: ‘puxa vida, um ferimento na cabeça. Para gerar sangue e para sujar a mão assim é sinal de que foi um ferimento grande. Estou morrendo'. Tive a sensação de que ia morrer”, contou aos jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Foi aí que percebeu que seu maior ferimento, no entanto, não era na cabeça. “O enfermeiro começou a fazer curativo daqui, curativo dali. No fim das contas, o ferimento tinha sido pequeno. Foi mais o barulho da explosão e a sensação de insegurança que veio com aquilo. De repente, estava sentado no chão, sem saber por quê. Fiquei inseguro em relação ao que tinha acontecido. Então, demorou algum tempo até que alguém me ajudou a completar a realidade que estava vivendo naquele momento, que no começo era tão confusa para mim”.

O que aconteceu no Vietnã há mais de 50 anos deixou marcas profundas – e não lhe escapou da memória. Ainda hoje, ao observar as fotos feitas pelo fotógrafo japonês Keisaburo Shimamoto, que o acompanhou no Vietnã e registrou esse episódio para a revista Realidade - mostrando-o caído ao chão, envolto em muito sangue - ele se recorda exatamente do que aconteceu.

“Sempre ficou uma 'lembrançazinha', uma 'fumaçazinha', uma coisa que se inventa na memória. Mas isso não impediu que eu continuasse a vida ali e continuasse trabalhando como repórter”, afirmou.

A imagem feita por Shimamoto, retratando José Hamilton logo após ter perdido a perna em uma mina, é uma das fotografias que estão em exposição na mostra, que entrou em cartaz no MIS. Há também imagens produzidas pelo próprio jornalista, em que ele apresenta crianças sorrindo em meio à guerra.

“Eu estava no Vietnã lidando com um problema terrível, que era a guerra, um problema de perda, e de repente conheci crianças, vi crianças lá que, no meio de toda aquela tristeza, daquela pobreza e daquela amargura, brincavam. Brincavam uma com a outra, independentemente da situação que os homens não conseguiam controlar”, comentou.

A exposição
Com curadoria de Teté Ribeiro, filha do jornalista, a exposição O Gosto da Guerra apresenta imagens registradas por José Hamilton Ribeiro e pelo fotógrafo que o acompanhou naquela cobertura, o japonês Keisaburo Shimamoto.

A mostra destaca ainda o trabalho de mais cinco correspondentes de guerra do século 20, que cobriram conflitos ocorridos na Ucrânia, em Moçambique, no Iraque e em El Salvador, entre outros. São fotografias produzidas por André Liohn, Hélio de Campos Mello, Juca Martins, Leão Serva e Yan Boechat e que mostram os custos humanos envolvidos em uma guerra.

“Essa é uma mostra comemorativa de O Gosto da Guerra, que meu pai escreveu em 1969. Esse livro foi escrito antes de eu nascer, o acidente aconteceu antes de eu nascer, e ele está sendo reeditado agora pela Companhia das Letras, numa coleção chamada Jornalismo Literário. O livro não tem muitas fotos, mas a reportagem do meu pai ficou muito marcada fundamentalmente por uma imagem, que foi, infelizmente, a dele ferido no Vietnã. Para complementar [a exposição], a gente chamou mais cinco fotógrafos brasileiros que cobriram conflitos na segunda metade do século 20. Tem até uma [imagem] do século 21, que é, infelizmente, da guerra que está acontecendo atualmente na Ucrânia”, explicou a curadora.

Brasília (DF), 12.07.2024 - O jornalista José Hamilton Ribeiro gravemente ferido durante reportagem na Guerra do Vietnã em julho de 1969. Foto: Keisaburo Shimamoto/Divulgação
Jornalista José Hamilton Ribeiro gravemente ferido durante reportagem na Guerra do Vietnã em julho de 1969 - Keisaburo Shimamoto/Divulgação

Ao trabalhar com a reedição do livro escrito por seu pai e na curadoria dessa exposição, Teté revela que começou a sentir o sofrimento que ele enfrentou na guerra. “Eu conhecia só a história do sofrimento da minha mãe [do que ela havia enfrentado enquanto o pai estava na guerra]. A história do sofrimento do meu pai, do quanto doeu fisicamente, do quanto achou que ia morrer, do quanto chegou perto de morrer, acho que só entendi nessa reedição do livro. E isso foi chocante”, contou.

“Ninguém acha que pai e mãe vão morrer ou sofrer. Ou que tenham sofrido antes de você nascer. Você nem acha que eles existem antes de você nascer. E agora que sou adulta, tenho filha e meu pai está mais velho, esse sofrimento me causou um choque e uma dor terrível. Adorei a experiência de ter revisitado isso, mas não tem nenhum lado bom. Foi horrível, um acidente terrível. Se há alguma coisa que dá pra falar que é boa em toda essa pesquisa, é que ele está vivo, que a gente está vivo, estamos juntos e continuamos lutando”, disse Teté.

A exposição, com entrada gratuita, fica em cartaz no MIS da Avenida Europa até o dia de 26 de julho. Mais informações podem ser obtidas no site.

Edição: Graça Adjuto

exposição SP MIS cobertura de guerra José Hamilton Ribeiro
Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.


Relacionadas
Geral
Exposição em SP mostra computação quântica e inteligência artificial
Geral
Mostra Sesc de Cinema recebe inscrição de filmes até o próximo dia 22
DESTAQUES EBC

Radioagência 13/07/2024 14:52
O pirata de Curitiba: capital abrigou corsário inglês por 60 anos

Rádios 13/07/2024 16:00
Projeto do pianista Bruno Hrabovsky faz releituras do rock ao piano

TV Brasil 13/07/2024 13:09
Laerte é a convidada do DR com Demori

Últimas notícias
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participa de coletiva em que anuncia medidas do governo federal para a Terra Indígena Yanomami. Foto: Frame/Canal Gov
Direitos Humanos sab, 13/07/2024 - 12:40
Ministra considera importante desculpa de técnico sobre fala xenófoba
Palmeiras entrou em contato com nosso gabinete para informar sobre o posicionamento do técnico Abel Ferreira, após sua fala. Importante o reconhecimento do erro e o pedido de desculpas'', escreveu Sonia Guajajara

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Rio de Janeiro (RJ), 10/05/2024 – A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves durante o 28º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, no Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Direitos Humanos sab, 13/07/2024 - 12:10
Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás
“Exigências desnecessárias como autorizações judiciais transformam a busca pelo aborto legal em um calvário na vida de meninas e mulheres", diz a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Brasília - O estilo inconfundível da pintora mexicana Frida Kahlo pode ver visto de perto na exposição,Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México, já aberta na Caixa Cultural, até o dia 5 de junho (Elza Fiuza/Agência
Geral sab, 13/07/2024 - 12:10
Setenta anos após a morte, Frida Kahlo permanece como ícone feminista
Vida e obra da pintora e ativista Frida Kahlo, morta há 70 anos, inspiram ainda hoje espetáculos, filmes e livros mundo afora, bem como brinquedos e objetos de decoração.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Porto Alegre (RS), 19/06/2024 - Rua alagada na Vila da Paz após chuvas e novos alagamentos. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Geral sab, 13/07/2024 - 10:42
Auxílio reconstrução: prorrogado prazo para cadastrar famílias do RS
Famílias cadastradas pelas prefeituras, inclusive aquelas que não receberam os R$ 5,1 mil, vão ter os processos analisados pelo governo, diz ministro Waldez Góes.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Corumbá (MS), 30/06/2024 - Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, proteje seu ninho em meio aos incêndios florestais no Pantanal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Geral sab, 13/07/2024 - 10:07
Biólogos tentam salvar fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal
Número de focos de incêndio registrados ao longo do primeiro semestre deste ano é o maior para o período nos últimos 26 anos. A devastação afetou até mesmo os tuiuiús, ave símbolo do bioma.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Rio de Janeiro (RJ), 08/07/2024 - Fachada do edifício Ventura Corporate Towers, no centro da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Educação sab, 13/07/2024 - 09:58
UFRJ busca recursos com permuta de 11 andares de edifício moderno
Objetivo da universidade é financiar edificações e obras inacabadas. Proposta enfrenta críticas e ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Líbia 24.04.2011 - Rebeldes invadem uma casa usada como base por soldados leais ao regime de Muammar Gaddafi. Foto: Andre Liohn/Divulgação
Geral sab, 13/07/2024 - 09:02
Exposição em São Paulo lembra cobertura de guerra no Vietnã
O Gosto da Guerra mostra trabalho do jornalista José Hamilton Ribeiro, além de outros profissionais e fotógrafos em áreas de conflito.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Brasília (DF) 13/07/2024 Dia nacional música e da viola Caipira. Foto reprodução.
Geral sab, 13/07/2024 - 08:10
Dia da Música e Viola Caipira é comemorado em museu do DF
Data homenageia jornalista, escritor e folclorista Cornélio Pires, nascido em 1884, apontado como responsável por transpor a música caipira original do interior para a metrópole.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Mega-Sena paga R$ 2 milhões neste sábado
Geral sab, 13/07/2024 - 07:04
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 15 milhões
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. Jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais
Geral sex, 12/07/2024 - 21:51
Vale faz acordo e deixa processo sobre caso Samarco no Reino Unido
Empresa brasileira não responderá mais perante o tribunal estrangeiro, cabendo apenas à BHP Billiton realizar a defesa. Em caso de condenação, cada uma arcará com 50% das indenizações fixadas.

Compartilhar: Share on WhatsApp Share on Facebook Share on Twitter Share on Linkedin
Ver mais
Logo EBC branca
Quadra 08, Bloco B, Subsolo 1, Setor Comercial Sul Q. 6 Venâncio - Asa Sul, Brasília - DF, 70333-900.
[email protected]
Menu

Institucional EBC
Agência Brasil
TVBrasilPlay
EBCRádios
Banner do App TV Brasil Play TV Brasil Play
Banner do App RádiosEBC Rádios EBC
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Disponível na App Store
Disponível no Google Play
Sobre

Governança Corporativa
Ouvidoria
Denúncia
Simplifique!
Acesso a informação
Publicidade Legal
Contato
TVBrasil

Programação
Programas
Vídeos
Sobre a TV
Rádios

Nacional FM
Nacional de Brasília
Nacional do Rio de Janeiro
Nacional da Amazônia
Nacional do Alto Solimões
MEC FM
Rádio MEC
AgênciaBrasil

Direitos Humanos
Economia
Educação
Esportes
Geral
Internacional
Justiça
Política
Saúde
Radioagência

Cultura
Direitos Humanos
Economia
Educação
Esportes
Geral
Internacional
Justiça
Meio Ambiente
Pesquisa E Inovação
Política
Saúde
Segurança
Serviços

TV Brasil Distribuição
A Voz do BRASIL
Rede Nacional de Rádio
Parcerias Internacionais

Xinhua
Telam
Lusa
©2024 Todos os direitos reservados pela EBC.
Sobre Ouvidoria Política de privacidade | Termos de uso
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.