Hackers atacam sistemas do governo federal

Publicado em 24/07/2024 as 20:42

Sistemas de informação do governo federal foram atacados por hackers. A informação foi divulgada por meio de nota pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos nesta quarta-feira (24).

De acordo com a pasta, na última terça-feira (23), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN) sofreram um "incidente de segurança cibernética".

Por meio de comunicado, o órgão informou que já comunicou a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o incidente de segurança cibernética e que o incidente está sendo investigado.

A pasta informou ainda que informações do governo não foram afetadas ou perdidas e que os serviços oferecidos aos cidadãos através do portal gov.br — que vão desde serviços do Ministério da Saúde até do FGTS — não foram impactados.

O que é o SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. É utilizado para aumentar a eficiência administrativa, promover a economia de recursos, e proporcionar maior transparência à atividade pública.

O SEI Multiórgão atende a nove ministérios: Gestão e Inovação em Serviços Públicos; da Fazenda; dos Povos Indígenas; do Planejamento e Orçamento; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; a Previdência Social; da Integração Regional; e das Mulheres e Casa da Mulher Brasileira e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e é crucial para o andamento eletrônico de processos administrativos.

O sistema integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

O SEI tem sido fundamental na modernização da administração pública brasileira, permitindo uma gestão mais eficiente e transparente, além de apoiar o cumprimento de normativas como a Lei de Acesso à Informação. Ele é um exemplo de como a tecnologia pode ser empregada para melhorar a governança e a prestação de serviços públicos.

Aplicações do SEI

Gestão Documental: Permite a criação, edição, assinatura e trâmite de documentos inteiramente em formato digital. Isso elimina a necessidade de papel, reduzindo custos com impressão e armazenamento.

Tramitação de Processos: Facilita a movimentação de processos dentro de uma mesma instituição ou entre diferentes órgãos governamentais de forma rápida e segura, sem a necessidade de transporte físico de documentos.

Acesso Remoto: Como é uma plataforma online, o SEI permite que servidores e gestores acessem os processos de qualquer lugar, facilitando o trabalho remoto e a tomada de decisão ágil.

Transparência e Controle: O sistema proporciona um controle detalhado sobre acessos e modificações em documentos, aumentando a segurança e permitindo auditorias eficientes. Também apoia a transparência, uma vez que é possível configurar o acesso público a documentos específicos conforme a legislação.

Integração: O SEI pode ser integrado a outros sistemas de gestão utilizados pelo governo, proporcionando uma base de dados unificada e consistente.

Redução de Tempo e Custos: A automação e a simplificação dos processos reduzem significativamente o tempo necessário para a conclusão de tarefas administrativas e diminuem custos operacionais.

Sustentabilidade: Além dos benefícios administrativos e econômicos, o uso de um sistema eletrônico contribui para a redução do consumo de papel, alinhando-se com políticas de sustentabilidade.

Confira a nota oficial

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que houve um incidente de segurança cibernética nesta terça-feira (23) que se restringiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.

O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos.

Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível.