Moradores de Porto Alegre tentam retornar a suas casas em meio a montanhas de entulho

Publicado em 10/06/2024 as 19:58

Moradores do bairro Sarandi, em Porto Alegre, onde um dique estourou durante as enchentes que marcaram a pior tragédia climática do Rio Grande do Sul, tentaram retornar às suas casas neste domingo (9) em meio a montanhas de lixo e entulho, além da falta de água e luz no bairro.

As imagens de um vídeo gravado pelo jornalista e fotógrafo Alass Derivas mostram a dimensão da tragédia no Sarandi. São casas, pedaços de árvores e objetos que se amontoam pelas ruas do bairro, junto à lama e poças de água, e tornam praticamente impossível a retomada dos moradores.

Além dessa dificuldade, os moradores do Sarandi também enfrentam a falta de água e luz. Diante desse cenário, eles realizam a limpeza durante o dia e retornam aos abrigos pela noite. "Estamos desde sexta-feira limpando. Mais uma vez, ficamos umas dez horas nessa função, mas estamos sem luz e com pouca água. Vamos ter que voltar de novo para continuar. Perdemos tudo, estamos bastante cansados e estressados. A maioria dos lugares ainda está fechada", relatou a moradora Adelina Marques, de 63 anos, ao Diário Gaúcho.

Essa realidade de escassez foi denunciada também pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) em um vídeo publicado nesta segunda-feira (10). No vídeo, uma moradora que se identifica como Mônica, moradora do Sarandi há 37 anos, afirma que o bairro está abandonado pela prefeitura de Porto Alegre.