Luiz Eudes lança Rosário Desgastado

Publicado em 02/06/2023 as 15:20

O escritor Luiz Eudes estará lançando seu novo livro, “Rosário desgastado” (Pragmatha, 2023), na Livraria Seboxique, em Aracaju, a partir das 17h do dia 09 de junho. Este livro foi publicado primeiramente na Itália com o título “Il rosario consumato” (Edizioni WE, 2022) na tradução de Simona Adivincula.

A edição brasileira conta com capa de Géssica Ronise e prefácio do escritor Tanussi Cardoso que enfatiza “O tempo e a memória da morte” em seu título. Como destaca Cardoso, o autor utiliza uma técnica narrativa circular de avanços e retornos para criar belas e intrigantes imagens que mesclam dados de realidade a sonho e poesia.

O texto de Eudes é eivado de lirismo que encanta o leitor do início ao fim nesse fluir de imagens oníricas que insistem em alterar o real e nos surpreender, como nesta frase sobre o sertão: “Agora, não há mais nada. O Sertão não é nada mais que dores e sofrimento. Nada mais é.” Ou nesta outra: “A tarde pintada de vermelhidão, com o lusco-fusco parecendo querer ensanguentar o céu, tornou triste aquele final de tarde.”

Logo no início, sentimos a influência da tradição literária brasileira e bíblica, quando resquícios do mito da Arca de Noé se confundem com passagens e personagens da estética de Guimarães Rosa em “As margens do rio”. O leitor é contemplado com a beleza de uma linguagem poética que encanta e ilumina nossa leitura como as noites de luar do sertão, como nesta frase: “Abelardo acordou com a luz da lua dentro dos olhos”. A partir daí, surge um desfile de personagens simples, mas que possuem uma profundidade e uma humanidade imensas como a vastidão das terras sertanejas. Embora o autor possua um estilo próprio que se destaca na narrativa contemporânea, são várias as referências literárias que aparecem neste livro, desde o poeta norte-americano e cidadão inglês T. S. Eliot ao seu conterrâneo Antônio Torres, numa elegia à beleza do discurso literário e sua tradição.

Bastante econômico e preciso com as palavras, e com um estilo sintético de frases curtas que nos lembra aquele do escritor Ernest Hemingway, Eudes deixa muito da narrativa em suspenso para ser completada pela nossa imaginação: “E eu, cavalgando pelas veredas das lembranças, preciso contá-las. Vou escrever um livro com algumas histórias de vida e de morte.”

Autor de diversos livros de contos, o autor agora se aventura em um novo gênero, um híbrido de romance e novela. Vale muito a sua leitura! O livro poderá ser adquirido no lançamento ou diretamente com o autor.

Luiz Eudes é natural de Sátiro Dias, Bahia e mora em Alagoinhas. Além de organizador de diversas antologias, escreveu os seguintes livros: Contos: “Noite de Festa” (2010); “Tempo de Sonhos” (2011); “Tarde de Chuva” (2020); e “Leves Sombras” (2022). Novela: “Cangalha do Vento” (2019; 2020; 2021; e 2022). Infantil: “Baleia e a família perdida” (2021); e “Vinagre, o Cachorro” (2023). Seu livro “Cangalha do Vento” foi publicado na Itália pelas Edizioni WE em 2022 (“Cangalha del vento”) e em Portugal.

*Décio Torres, escritor, membro da ALB e crítico literário.