Deputada Linda Brasil fala sobre angústias de mães da Zona de Expansão de Aracaju por falta de escolas e creches

Publicado em 23/03/2023 as 09:10

Nesta terça-feira, 21, a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), usou a tribuna da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, para tratar sobre uma cobrança frequente: a falta de vagas em escolas e creches em Aracaju e no interior do estado. No último final de semana, a parlamentar se reuniu com mães que residem nos novos bairros da capital sergipana, que retrataram as dificuldades para conseguir vagas para suas filhas e filhos em instituições educacionais próximas.

Considerada uma demanda antiga das/dos residentes da zona de expansão, a falta de creches e escolas municipais e estaduais tem provocado transtornos e até deixado crianças e adolescentes fora da sala de aula. A parlamentar cobrou que as obras de desenvolvimento prometidas pelo prefeito e que já têm verbas aprovadas para investimento, saiam do papel, principalmente as que tratam de instalações de unidades educacionais na região. “Desabafos muito profundos de mães que precisam trabalhar, mas não sabem onde deixar suas filhas e filhos. Não há vagas próximas, e quando elas conseguem a matrícula é para instituições muito longe. É preciso ouvir essas mães, esses pais. A Prefeitura precisa assumir esse compromisso e garantir esse direito”, disse a deputada.

Linda Brasil cobrou ação da Prefeitura e do Governo do Estado. “Esse encontro foi promovido por iniciativa própria dessas mães que não aguentam mais tanto descaso, sentimento de abandono. Porque é isso. É como se essa necessidade não fosse enxergada pela Prefeitura, pelo Governo. Essas crianças e adolescentes precisam estar nas escolas. Porque a escola protege, cuida, acolhe, ensina. E é o lugar onde essas pequenas e pequenos precisam estar, mas, infelizmente, há negligência e falta de compromisso por parte desses gestores que não têm sensibilidade de, ao menos, ouvir essas mães”, desabafou a deputada.

*alese