Tartaruga é achada morta dentro de mochila no litoral do ES

Publicado em 27/03/2023 as 08:49

Nesta quinta-feira (23), uma tartaruga foi encontrada morta dentro de uma mochila no mar da Ilha do Frade, em Vitória, no Espírito Santo.

O animal foi achado por um grupo de pessoas que fazia canoagem havaiana na região. Em um primeiro momento, o grupo achou que se tratava apenas de lixo no mar. Ao se aproximarem para limpar as águas, repararam que, dentro da bolsa, estava uma tartaruga-verde. A espécie não está em extinção.

"A gente até achou que fosse uma almofada. Quando chegamos perto vimos que era uma mochila e a aluna tentou puxar, mas estava muito pesada. Até que eu consegui puxar e quando abri eu me assustei com a tartaruga morta lá dentro", contou Estevão, professor do grupo de canoagem, em entrevista ao G1.

O réptil foi encontrado na chamada 'Baía das Tartarugas', uma área de preservação marítima na capital capixaba. Apesar de se tratar de uma AP, a pesca na região é comum.

De acordo com os indícios, o animal pode ter sido vitimado pela pesca ilegal na Baía, que recentemente chegou a matar outras espécies marinhas.

"Um colega já encontrou um golfinho morto por uma linha de pesca. Ontem ou anteontem houve outro caso de golfinho. Eu mesmo já encontrei tartarugas presas em rede, umas seis, só conseguimos salvar duas. Eu acho que o grande problema é a pesca ilegal, além de muito lixo", disse Estevão ao jornal Folha Vitória.

A prefeitura da capital capixaba, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), se pronunciou sobre o caso. O órgão afirma que irá recolher o animal e conduzir uma investigação para atestar qual foi a causa da morte oficial da tartaruga e as possíveis ações que podem ser tomadas a partir do fato.

*REVISTA FÓRUM