Matrícula Online otimiza gestão escolar e garante comodidade a pais e alunos em Aracaju

Publicado em 25/01/2022 as 15:52

Em funcionamento desde 2018, o portal da Matrícula Online, implementado pela Prefeitura de Aracaju em toda a rede municipal de ensino da capital sergipana, consolidou-se desde então como uma ferramenta moderna que otimiza o trabalho da gestão e facilita e garante comodidade à comunidade escolar no período de matrícula dos estudantes nas escolas municipais.

Com este serviço, as filas que se formavam na porta de unidades da rede deixaram de existir e hoje são apenas lembranças de pais de alunos que, mesmo diante da rotina apertada, se desdobravam para conseguir uma vaga para os filhos.

Atualmente, ninguém mais precisa passar por esses transtornos, pois hoje, de casa ou de qualquer outro lugar, é possível consultar a disponibilidade de vaga em todas as 74 unidades de ensino da rede. Tudo feito pela internet, a partir do portal da Matrícula Online, com exceção da entrega da documentação exigida, a qual precisa ser levada até a escola onde o aluno for matriculado.

Os demais processos da matrícula são realizados pela ferramenta digital, a qual pode ser acessada por qualquer dispositivo com acesso à internet. Para o ano letivo de 2022, o período de matrícula, dividido nas fases de confirmação de matrícula, transferência interna, novos alunos e vagas remanescentes, teve início no dia 23 de dezembro de 2021 e segue até 2 de fevereiro.

O prazo para a matrícula online de alunos novos encerra nesta terça-feira, 25. Após a solicitação da matrícula no site, a confirmação deverá ser feita com a entrega da documentação do aluno e do responsável (quando menor de idade) na unidade de ensino escolhida até o dia 28 deste mês e mediante agendamento prévio com a direção escolar. O início das aulas do Ano Letivo 2022 está previsto para o dia 7 de fevereiro.

Ainda que haja um sistema prático, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) disponibiliza uma central de atendimentos para sanar dúvidas que possam ocorrer durante a solicitação da vaga. Os números de telefones que estarão disponíveis à comunidade são 3179-1538 / 3179-1574 / 98106-2969 (WhatsApp).

Mudanças
Mãe de oito, Andreza Pereira dos Santos tem muita proximidade com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria. Cinco dos seus filhos passaram pela instituição e inclusive ela deu continuidade aos seus estudos nesta escola. E foi assim que, ano após ano, ela vivenciou intensamente o processo de matrícula, muitas vezes penoso, como relembra, realidade que ficou para trás.

“Quando queríamos vaga numa escola, a depender da unidade, chegávamos a ficar uma semana na fila, esperando o início da matrícula. Hoje, quando o sistema abre, acessamos e conseguimos ver as escolas com vagas disponíveis e quantas vagas são. Assim, preenchemos os dados pedidos e confirmamos a matrícula levando a documentação até a escola. É muito mais prático”, comenta Andreza.

Quem também vivenciou transtornos em período de matrícula na rede foi Lizânia de Jesus Santos. Seu único filho é aluno da Emef Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, mas já pegou a fase da matrícula online, no entanto, ela era quem dava suporte para conseguir vaga na rede para os sobrinhos.

“Foram dois sobrinhos e alguns irmãos. Na [Emef] Sérgio Francisco, se a matrícula começasse na segunda-feira, já tinha gente na fila na sexta anterior. Muitas vezes, tínhamos que colocar uma pedra para demarcar o lugar, mas isso gerava muito problema”, lembra Lizânia.

*PMA