Olha o Ulices aí, gente

Publicado em 22/10/2021 as 10:37

O conselheiro Ulices Andrade não atua e nem conspira nos bastidores, não faz movimentos de pré-campanha - não, por empáfia ou boçalidade - mas por que se considera impedido por ética e por lei para fazê-lo.

Curiosamente, quanto mais ele se afasta do cenário político mais o seu nome cresce como provável candidato a governador no âmbito do bloco governista.

No âmbito governista e também em territórios considerados neutros e mesmo no campo minado da oposição.

Sua fama o precede.

Ulices é considerado político confiável, ético, competente e com bastante experiência no serviço público.

É, sobretudo, tido como um homem de palavra, aliás, coisa rara na política de hoje em dia.

Com as recente baixas sofridas pelo grupo liderado pelo governador Belivaldo Chagas - saiu o enfezado e ambicioso Rogério Carvalho e ficou abalada, por um estúpido processo judicial, a imagem do decente e empoderado André Moura - a recomposição do bloco e a manutenção da sua imprescindível unidade eleva o conselheiro Ulices Andrade ao patamar de melhor, ou talvez até única alternativa nesse momento.

O prefeito Edvaldo Nogueira é um bom nome, mas tem pernas curtas no interior e desune mais do que agrega.
O deputado Fábio Mitidieri é um excelente nome, mas sua força eleitoral atrelada ao prestígio do ex-deputado André Moura pode ter sido abalada nesse novo cenário.
Laércio também soma, mas a conta não fecha bem na matemática política.
E aí, voltam-se todos, novamente, para o forte nome de Ulices.

O governador Belivaldo - um líder reconhecidamente honesto e competente - também deve pensar assim, mas não comenta nada abertamente e vai empurrando sua decisão para mais adiante.

Se o calendário de Belivaldo e de Ulices fecharem numa data comum, desde que todo o grupo aprove, será muito provável que o conselheiro deixe o TCE - esse seria o seu primeiro ato - e atenda ao chamado de todos, entrando pra valer no jogo eleitoral.

Consultas a políticos, empresários, prefeitos, deputados, senadores, vereadores, líderes comunitários e até com base em pesquisas feitas para consumo interno indicam que essa seria a grande solução para brecar os desvarios de uns e reativar a esperança de outros.

“Ulices tá na área, se derrubar é pênalti” - diria o sábio dos bastidores políticos, Clóvis Silveira.

A onda tá crescendo e o pau vai comer.

Me lembrei agora da antiga e famosa canção de Alceu Valença recentemente entoada por alguns blogueiros de Propriá: “…tu vens, tu vens, eu já escuto teus sinais”.

É parece mesmo que o grande Ulices vem aí.

Vamos acompanhar os acontecimentos.

*Pedro Valadares, jornalista