Quase 600 trabalhadores escravizados são resgatados; idosa de 94 anos está entre as vítimas

Publicado em 01/09/2024 as 11:30

A Operação Resgate IV, realizada entre os meses de julho e agosto deste ano, resgatou 593 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Esse é o maior número de pessoas resgatadas em toda a história do país e representa aumento de 11,65% em relação à operação do ano passado.

A ação foi realizada em conjunto pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao todo, foram realizadas 130 inspeções em 15 estados e no Distrito Federal. Entre as vítimas, está uma senhora de 94 anos, que foi escravizada durante 64 anos no Mato Grosso do Sul. Ela trabalhava para sua patroa de 90 anos, adoecida com Alzheimer. Após a operação, foi garantido à idosa o direito de usufruto da casa onde morava, com todas as despesas pagas pela família da empregadora, incluindo a contratação de cuidador de idoso para ela, além do recebimento de um salário mínimo por mês.

Minas Gerais se destaca com o maior número de pessoas em situação análoga à escravidão, com 291 resgatados. Em seguida vem São Paulo (83), Distrito Federal (23) e Mato Grosso do Sul (13).