Pesquisa aponta Bolsonaro liderando intenções de voto para 2022 com ampla vantagem

Publicado em 06/08/2020 as 21:43

Mesmo com a economia em frangalhos e diante da condução irresponsável com relação à pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro segue com alta popularidade e lidera pesquisas de intenção de voto para a presidência em 2022.

Novo levantamento, feito pelo site Poder 360 e divulgado nesta quinta-feira (6), aponta o capitão da reserva com ampla vantagem com relação ao segundo colocado, que é Fernando Haddad (PT).

O presidente tem 38%, 24 pontos percentuais na frente de Haddad, que tem 14%. O terceiro colocado é o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que tem 10% das intenções de voto, e ele é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 6%.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que cogita uma chapa com Moro, aparece na sequência com 5%. Fecham a lista os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%, e Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, com 3%. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

A vantagem de Bolsonaro também é observada em cenários de segundo turno. Se o pleito fosse hoje contra Haddad, o presidente venceria com 42%, contra 34% do petista.

Com João Doria a diferença se amplia: 44% para Bolsonaro e 30% para o tucano.

A situação muda em um eventual segundo turno com Sérgio Moro: tanto o capitão da reserva quanto o ex-juiz somariam 41%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de agosto com 2500 entrevistas por telefone com pessoas de todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

*Revista Fórum