A importância da ginástica laboral nas instituições

Publicado em 13/09/2018 as 10:42

A ginástica laboral é uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e a fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho. A Assembleia Legislativa de Sergipe realiza mensalmente a prática na instituição entre os seus funcionários.

Segundo a assistente do setor médico da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Brunna Rafaela Santos Araújo, a prática no ambiente de trabalho contempla toda a estrutura do poder: Escola do Legislativo, Anexo Administrativo, e a própria sede da Casa Legislativa. “A ginástica laboral tem o objetivo de proporcionar uma melhor concentração, respiração e até melhor desempenho dos funcionários do setor”, explicou Rafaela, enfatizando que a ginástica laboral não sobrecarrega nem cansa os colaboradores, “pois é leve, com exercícios voltados para o relaxamento do corpo, de curta duração, com certa de 10 a 20 minutos de aula por dia”, explicou Brunna.

Potencialidades e alerta

O trabalho ininterrupto gera diversas consequências físicas ao empregado. Assim, para manter um bom ambiente de trabalho e reduzir o número de afastamento por problemas de saúde, as empresas podem proporcionar momentos de relaxamento e atividade físicas aos funcionários, através da Ginástica Laboral.

Os benefícios da adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional são evidentes como, por exemplo, prevenção de doenças laborais como a LER (lesão por esforço repetitivo) e a DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho);redução do sedentarismo; melhora o condicionamento físico; redução a fadiga; combate tensões; melhora a autoestima; aumento da produtividade; diminuição dos afastamentos; melhoria na interação entre os colaboradores.