Pessoas com mais de 50 anos de idade buscam cursos da Fundat

Publicado em 23/05/2018 as 11:09

"Eu estou feliz. A ideia desses cursos é maravilhosa. Eu já fiz curso de costura, peso de porta e outros. Quero fazer muito mais ainda". O depoimento otimista é da aposentada, de 63 anos de idade, Jairlene Pereira, aluna do curso de ‘Técnicas Básicas em Bolsas Finas, Casuais e Esportivas', ofertado pela Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Porto D'antas. Na sala é das mais atenciosas, observa todos os ensinamentos da instrutora e capricha na confecção dos produtos. A unidade onde as aulas ocorrem é mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

A instrutora Josefa Cristina Fonseca ministra esse curso há cinco anos e, segundo ela, o número de pessoas com idade acima dos 50 anos na sala de aula é cada vez mais frequente. "Antes, as pessoas mais velhas tinham vergonha de se inscrever em cursos onde a maioria era formada por jovens. Atualmente, a gente vê uma diversidade e isso é muito bom. O interesse de aprender é cada vez mais frequente. A gente percebe alegria deles no curso", afirmou a instrutora Josefa Cristina Fonseca.

A turma é composta por 19 alunos. Desse total, dez são pessoas com mais de 50 anos de idade. De acordo com o coordenador da UQP Porto D'antas, Ricardo Luiz, a comunidade é bastante participativa e sempre está em busca de novidades. "Todos os meses, ofertamos o curso de artesanato. A procura é positiva. Só para você ter uma ideia, as turmas estão sempre cheias, dificilmente ocorrem desistências. Isso é muito gratificante, pois mostra o interesse da população em se qualificar", explicou.

Informática Básica

Devido a grande procura, a Prefeitura de Aracaju decidiu ofertar o curso de Informática Básica voltado exclusivamente para pessoas com mais de 50 anos. Foram ofertadas 30 vagas distribuídas nas unidades dos bairros Santa Maria, Coroa do Meio e Porto D'antas. As aulas começam no dia 22 do mês de maio e tem carga de 60 horas. "Esta é a primeira vez que a Fundação oferece um curso para pessoas na ‘melhor idade'. Como esse público busca atualização e acesso à tecnologia, decidimos abrir essas vagas. A iniciativa faz parte da modificação do nosso portfólio. A gente percebeu que é um público que tem crescido bastante em Aracaju", contou o presidente da Fundat, Luiz Roberto Dantas.

Para a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França, o curso é uma forma de valorizar e levantar a autoestima das pessoas da melhor idade. "A maioria dos inscritos já fez algum curso nosso. São pessoas maduras, com experiências bonitas de vida e que têm medo de não serem aceitas. Elas também têm receio de retornar ao mercado de trabalho. Com esse curso, eles vão voltar a se sentir presente junto à comunidade. O objetivo é valorizar o ser humano", destacou.

Dona Maria Edna Santana não conseguiu vaga para o curso de Informática Básica, mas está concluindo o de ‘Técnicas em Bolsas Finas, Casuais e Esportivas'. De acordo com ela, as aulas servem como terapia. "Eu sofri muito quando jovem, meu marido era viciado em álcool. Hoje, eu distraio a mente e esqueço o passado durante as aulas. É uma atividade para nossa idade", colocou a dona de casa Maria Edna Santana, de 50 anos.