Prefeitura oferece atendimento psicossocial para os servidores municipais

Publicado em 19/04/2018 as 10:40

Contribuir com um ambiente de trabalho humanizado, saudável e motivado faz parte do cuidado que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) possui com quem colabora com a construção da gestão. Para que, cada vez mais, isso seja possível e, ao mesmo tempo, garantindo um melhor serviço prestado à população, a PMA, através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), disponibiliza atendimento psicossocial de forma gratuita aos funcionários.

O atendimento, ofertado na sede da Esgap, atua de forma a proporcionar um maior autoconhecimento entre os usuários, tanto através da escuta qualificada individual, realizada por uma psicóloga, quanto dos cursos e palestras em grupo, que visam estimular diversos aspectos que contribuem com a melhoria dos relacionamentos profissionais.

Assim como afirma a coordenadora psicossocial da Escola de Governo, Ana Dalva Franca, a partir das demandas das secretarias municipais, detectadas pela Esgap, os cursos e palestras são elaborados e oferecidos englobando sempre as questões principais encontradas. "Buscamos fazer essa pesquisa de campo, saber o que os servidores querem, o que cada um almeja. Com os repasses, conseguimos oferecer um respaldo maior e mais eficaz a eles, o que faz com que as pessoas se conheçam melhor e convivam bem uns com os outros no ambiente profissional", salientou a coordenadora

Atendimento

Apesar de a Esgap procurar as secretarias para informar sobre os serviços e conhecer as necessidades de cada uma delas, os servidores podem ter a iniciativa de procurar a Escola e agendar seu próprio atendimento psicossocial, tanto individual - que acontece às quintas, das 7h às 13h - quanto as ações terapêuticas em grupo. "Temos os serviços de uma psicóloga uma vez por semana, que faz essa escuta qualificada e vê qual é a demanda de cada um, para então ver a possibilidade de formar os grupos e as oficinas terapêuticas de acordo com a afinidade das necessidades de cada pessoa. Não formar esses grupos com pessoas que tenham necessidades diferentes umas das outras", afirmou Ana Dalva.

Dentre as ações voltadas ao atendimento psicossocial já desenvolvidas pela Esgap, estão os cursos de Relações Interpessoais e Mediações de Conflito, além das palestras educativas que abordam o Autoconhecimento e Saúde Emocional no Trabalho, e Liderança e Motivação, que também são desenvolvidas na Escola. Até o final de 2018, diversas outras ações estão previstas para melhor acolher os servidores.

Benefícios

Apesar da ajuda psicológica ainda ser considerada um estigma para muitas pessoas, é de suma importância que todos estejam cientes que o trabalho de autoconhecimento, proporcionado através dela, contribui de forma ampla para o equilíbrio pessoal e para o gerenciamento de possíveis conflitos internos e externos, envolvendo principalmente o ambiente de trabalho.

"É muito importante que a gente ofereça esse tipo de serviço aos funcionários. Muitas vezes a pessoa só precisa ser ouvida, e tendo essa oportunidade de ser acolhida por uma profissional capacitada e de forma gratuita, é melhor ainda. É preciso que mais servidores da gestão reconheçam isso, e que realmente venham em busca de mais qualidade de vida", afirmou a coordenadora.

Agendamento do atendimento

Os agendamentos para a escuta qualificada podem ser feitos tanto na sede da Esgap, na rua Boquim, nº 67, bairro Centro, quanto através do telefone (79) 3179-3748.