Brasil pode ter 60 mil casos de coronavírus nos próximos 18 dias, diz estudo

Publicado em 04/04/2020 as 10:55

Um estudo feito pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), grupo de pesquisa que reúne especialistas de diversos institutos e universidades, estima que nos próximos 18 dias o Brasil pode chegar a 60 mil casos de coronavírus, cerca de ses vezes mais do que registrou até agora

Até a noite desta sexta-feira (3), as secretarias estaduais de Saúde divulgaram 9.216 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 365 mortes. Apenas três estados ainda não registraram mortes: Acre, Amapá e Tocantins.

‌A projeção, dos casos aumentares seis vezes nos próximos 18 dias, é considerado pelos pesquisadores como “pior cenário”. Caso o isolamento social se mantenha e os brasileiros sigam as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a previsão é de 25 mil casos até o dia 20 de abril.

O panorama considerado mais provável, porém, indica aproximadamente 41 mil ocorrências.

‌Segundo os pesquisadores, as medidas de isolamento são essenciais para evitar que o Brasil siga o caminho trilhado pelos EUA, que contabilizou 277 mil casos de coronavírus até a noite desta sexta-feira (4) e que é atualmente o país com maior número de contágios.


*Revista Fórum