Terroristas do caminhão-tanque circulavam por gabinetes de deputados bolsonaristas na Câmara

Publicado em 27/01/2023 as 08:45

Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela jornalista Vanessa Lippelt, do site O Antagonista, revelam que George Washington de Oliveira e Alan Diego dos Santos, presos após o atentado golpista frustrado em que tentaram explodir um caminhão-tanque próximo ao aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro de 2022, foram recebidos por deputados bolsonaristas em seus gabinetes na Câmara dias antes.

George Washington, segundo as informações da Câmara, esteve no gabinete do deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) no dia 23 de novembro. Ele estava na capital federal desde o início do mês e participava do acampamento golpista em frente ao Quartel General (QG) do Exército.

Já Alan Diego, que também participou da tentativa frustrada de explosão do caminhão-tanque, esteve na Câmara em 6 de dezembro, mais especificamente na liderança do Podemos. Um dia depois, o golpista foi novamente à casa legislativa e informou à portaria que iria ao Auditório Nereu Ramos, mas não há registros de atividades no local nesta data.

Além dos dois envolvidos com a tentativa de explosão do caminhão-tanque, os dados obtidos pelo site O Antagonista mostram que o influenciador Bismark Fugazza também frequentou a Câmara e se reuniu com parlamentares bolsonaristas. Fugazza é considerado foragido pela Justiça após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitir ordem de prisão contra ele por participação e apoio aos atos antidemocráticos.

A passagem de Fugazza pela Câmara se deu em dois dias: uma em 30 de novembro, quando esteve nos gabinetes dos deputados Daniel Silveira (PTB-RJ) e General Girão (PL-RN), e outra em 6 de dezembro, quando foi recebido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Joaquim Passarinho, que recebeu George Washington, informou que recebeu no período citado "muitas comissões de paraenses que estavam em Brasília". "Queriam informações principalmente do que o presidente faria. Não sei lhe dizer se foi realmente, mas pode ter ido", declarou.

Já a deputada Carla Zambelli negou que Fugazza tenha ido ao seu gabinete. "Ele não foi no meu gabinete, ele entrou na Câmara usando o meu gabinete. Ele encontrou comigo fora. Se não me engano, nesse dia, teve uma apresentação da Frente Parlamentar Evangélica e eles [referindo-se a Bismark e Paulo Souza, do canal Hipócritas] ficaram por lá. Depois que entra já não está mais sob a minha responsabilidade", disse.

Os demais deputados citados na reportagem do site O Antagonista foram contatados mas não se manifestaram, até o momento, sobre os encontros com os golpistas.

*REVISTA FÓRUM