Lula defende acordo entre Mercosul e China em reunião com presidente do Uruguai

Publicado em 26/01/2023 as 09:04

Em reunião com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, nesta quarta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que “é possível” discutir a adoção de um acordo de livre comércio entre a China e o Mercosul – bloco que ainda conta com Argentina e Paraguai.

Lula viajou para Montevidéu, no Uruguai, com o objetivo de discutir o fortalecimento do Mercosul com o presidente uruguaio, uma vez que seu país já mantém negociações avançadas com a China que preveem um acordo comercial entre ambos. A ideia de Lula é incluir o restante do bloco nas conversas.

“Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar, enquanto Mercosul, e discutir esse acordo com nossos amigos chineses”, afirmou Lula.

Outro ponto discutido que envolve o Mercosul é a necessidade que o governo Lula vê de destravar o processo de ratificação do acordo firmado com a União Europeia em 2019. Fruto de 20 anos de negociações, o acordo precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países envolvidos nos dois blocos. Mas diversos parlamentos europeus suspenderam os debates em torno do acordo, o que demandará novas rodadas de negociação.

O presidente uruguaio prometeu que irá intensificar as discussões com a União Europeia e que trabalhará pela ratificação do acordo. Em caso de sucesso, só restaria ao Mercosul investir no acordo com a China. Ele se disse otimista em relação ao novo governo brasileiro e a forma como recebeu bem as suas ideias para o bloco sul-americano. Lacalle Pou defende que o Mercosul seja "moderno, flexível e aberto ao mundo". Ele encontrou concordância nas ideias que Lula tem para o bloco e afirmou que não há impedimento para uma negociação do bloco com os chineses.

Além do fortalecimento do Mercosul, a reunião entre Lula e Lacalle Pou também tratou de questões bilaterais que envolvem projetos de infraestrutura que afetam ambos países.

Um dos objetivos de Lacalle Pou é que o Brasil apoie a internacionalização do aeroporto de Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira terrestre com o Brasil – uma pequena ponte separa o município da cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Lula prometeu trazer Márcio França, o ministro de Portos e Aeroportos, para a discussão.

O Uruguai também quer a ampliação da ponte binacional que ligas as cidades de Jaguarão (Brasil) e Rio Branco (Uruguai). O projeto já era discutido com o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), mas não andou. “Pensei que essa ponte já estava pronta e hoje eu soube que nem começou. Quero assumir de novo esse compromisso que vamos fazer a ponte. Interessa ao Brasil e ao Uruguai, aos povos de ambos países”, declarou Lula.

Por fim, Lacalle Pou também quer negociar a criação de uma hidrovia na lagoa Mirim e na lagoa dos Patos e, para isso, precisa do apoio brasileiro para realizar a dragagem do canal localizado no nosso lado da fronteira. O presidente uruguaio prometeu que não serão necessários gastos elevados para a obra.

Após a reunião, Lula e sua comitiva participaram de evento na Prefeitura de Montevidéu onde o presidente brasileiro recebeu a medalha Más Verde como reconhecimento pelos esforços ambientais do novo governo brasileiro. Em seguida Lula fez uma visita ao ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, antes de retornar a Brasília.

*REVISTA FÓRUM