Governo Lula faz descoberta avassaladora sobre minuta golpista de Anderson Torres

Publicado em 23/01/2023 as 08:45

A Polícia Federal, durante operação de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, encontrou uma minuta (proposta) de decreto para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) instituir um estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e anular o resultado das eleições, na qual Lula (PT) saiu vitorioso.

Dez dias depois, o governo Lula e todos os aparelhos policiais que estão envolvidos na investigação da tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro, fizeram descobertas surpreendentes e avassaladoras sobre a minuta do golpe, como ficou conhecido o documento encontrado na casa de Anderson Torres.

Segundo informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o governo Lula trabalha com duas certezas sobre a minuta do golpe.

A primeira é que o documento foi escrito entre o último dia de novembro e no decorrer de dezembro. Tal data é possível deduzir, pois, o texto alude explicitamente ao dia diplomação de Lula no TSE, em 12 de dezembro. A data original seria 19 de dezembro, mas no dia 29 de novembro a cerimônia foi antecipada a pedido do PT.

A segunda certeza é que o documento foi elaborado por juristas e não por Anderson Torres. Segundo fontes do jornal, "o documento é um delírio constitucional, mas tem começo, meio e fim".

*REVISTA FÓRUM