Ciro Gomes vai seguir PDT, que já acertou com o PT apoio a Lula

Publicado em 04/10/2022 as 09:18

Menos de 48 horas após reconhecer a derrota e pedir "algumas horas" para "achar o melhor caminho" para "bem servir à nação brasileira", Ciro Gomes (PDT) confirmou via assessoria ao jornal O Globo que seguirá no segundo turno a decisão de seu partido, o PDT, que deve fechar em breve as negociações com o PT para declarar apoio a Lula (PT).

Ciro ficou em 4º lugar na disputa presidencial, com 3,04% dos votos, somando o apoio de 3.599.285 eleitores, número que daria vitória a Lula já no primeiro turno - e que pode sacramentar a vitória do petista no dia 30 de outubro.

Ainda na noite do domingo (2), Ciro afirmou que está "profundamente preocupado com o que estou assistindo acontecer no Brasil" e pediu algumas horas para definir "o melhor equilíbrio para bem servir a nação brasileira", em sinalização a um potencial apoio ao petista.

"Quero dizer a vocês que estou profundamente preocupado com o que estou assistindo acontecer no Brasil. Como vocês sabem eu vou inteirar 65 anos de vida e eu nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora, tão potencialmente ameaçadora sobre nossa sorte como nação", disse Ciro.

Apoio do PDT
Nesta segunda-feira (3), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, informou que o partido está fechando os últimos detalhes do apoio que dará a Lula.

O partido fez três exigências aos líderes petistas, que já teriam sido incorporadas ao programa de governo do ex-chefe de Estado. Lupi diz que Gleisi Hoffmann, presidente do PT, já teria aceitado as condições e dado o ‘ok’ numa conversa pelo WhatsApp.

“Hoje eu falei com Gleisi, e disse que ela tinha que dar alguma sinalização que querem o nosso apoio. Assim que derem a sinalização, facilita a minha posição e a do Ciro. E ela disse há pouco, pelo WhatsApp, que já aceitou”, contou Lupi.

As três propostas do PDT que devem ser absorvidas pelo PT são o programa que prevê zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e o projeto de educação em tempo integral.

*Revista Fórum