Damares Alves é eleita senadora no Distrito Federal

Publicado em 02/10/2022 as 20:32

Polêmica, retrógrada e muitas vezes caricata, a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de Jair Bolsonaro (PL), a pastora Damares Alves (Republicanos-DF) foi eleita, neste domingo (2), senadora pelo Distrito Federal. Com 87,54% das seções totalizadas, ela tem 621.172 mil votos, o que representa 45,02% do eleitorado.

Ao longo de sua trajetória, ela coleciona frases infelizes e preconceituosas. Logo em seu discurso de posse como ministra, Damares disse ao que veio: “Estado é laico, mas essa ministra é terrivelmente evangélica”, afirmou.

Durante uma de suas palestras, em 2022, a bolsonarista declarou que o país vive uma “ditadura gay” e que "há uma imposição ideológica no Brasil. Quem não aceita, é perseguido".

Ao se declarar contra o aborto, Damares afirmou que “a gravidez é um problema que dura só nove meses e que o aborto caminha a vida inteira com a mulher”, apontando que a decisão persegue a mulher para sempre.

Em dezembro de 2018, antes de assumir o cargo de ministra, Damares foi alvo de piadas nas redes sociais após um vídeo antigo dela em um culto evangélico ter viralizado.

A pastora afirmou que subiu em uma goiabeira com um veneno que pretendia tomar, após ter sido vítima de abuso sexual na infância, mas desistiu depois de ter visto Jesus Cristo.

"Eu estava em cima do pé de goiaba, eu ia tomar veneno, eu ia morrer, era muita dor na alma de todos os abusos que passei. E, quando estava em cima do pé de goiaba, eu não vi um unicórnio, eu vi, não vi um amigo imaginário, eu vi o que eu acreditava, Jesus", disse.

Em outro vídeo antigo, Damares afirmou, em outra palestra, em 2013, que especialistas na Holanda ensinam aos pais como "massagear sexualmente suas crianças".

"Eles ensinam que o menino tem que ser masturbado com 7 meses de idade para quando ele chegar na fase adulta ele possa ser um homem saudável sexualmente, e a menina tem que ter a vagina manipulada desde cedo para que ela tenha prazer na fase adulta", afirmou a pastora.

Alguns hotéis-fazenda são usados para “turista transar com animais”, disse a ex-ministra

Em mais um vídeo que circulou após Damares se tornar ministra, ela disse que muitos hotéis-fazenda no país são de "fachada" e que os locais são usados para "turista ir transar com animais".

Porém, sua frase mais conhecida e combatida foi a seguinte: “Os filhos pertencem às famílias, menino veste azul e menina veste rosa. Quem manda nos filhos é a família".

*Revista Fórum