Cena em que Bolsonaro imita paciente com falta de ar é a mais repulsiva para eleitores

Publicado em 21/06/2022 as 08:03

A cena do presidente Jair Bolsonaro (PL) no auge da pandemia do Coronavírus imitando um paciente com falta de ar depois de dizer que “todos vamos morrer”, foi de longe o que mais provocou reações negativas em grupos de eleitores reunidos pelo Instituto Locomotiva.

A seguir veio a cena em que, no cercadinho do Palácio da Alvorada, ele diz a um admirador: "Chefe, o Brasil tá quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada."

O estudo do instituto antevê os principais lances da campanha eleitoral na TV entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro e a reação dos eleitores a eles.

De acordo com Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, isso demonstra que "cristaliza-se a impressão entre os eleitores nem-nem (que não votam em Lula nem em Bolsonaro) de que o presidente terceiriza responsabilidades e não dá conta de governar".

Mesmo com a reação adversa, o instituto afirma que menos de um quarto dos eleitores expostos aos vídeos declarou disposição de mudar de voto depois de assisti-los. "Isso é um indicativo de que os votos nesses nomes estão consolidados e dificilmente haverá transferência de votos de um para o outro", diz Meirelles.

Corrupção no PT
Já com relação a Lula, os episódios de corrupção no governo petista mostrados nos vídeos tiveram impacto relativamente baixo no mesmo grupo. "A corrupção é, sem dúvida, o ponto fraco de Lula, mas, como tema de campanha, é proporcionalmente menos sensível para ele do que é a pandemia e a economia para Bolsonaro", diz Meirelles. "Não será, portanto, a corrupção que irá tirar votos do candidato petista", afirma o pesquisador.

*EBC