Lula abre vantagem de 12% sobre Bolsonaro em MG, mostra jornal Estado de Minas

Publicado em 20/06/2022 as 08:39

Uma pesquisa realizada pelo Instituto F5 Atualiza Dados, em parceria com o jornal Estado de Minas, divulgada neste domingo (19) mostra que o ex-presidente Lula (PT) abriu uma ampla vantagem sobre o atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), na corrida pelo próximo mandato presidencial, que ocorrerá em outubro.

Lula aparece na frente na preferência do eleitorado mineiro com 43,6% das intenções de voto, contra 31,5% de Bolsonaro, o que configura uma vantagem substancial de 12,1% entre o primeiro e o segundo colocados. Na terceira colocação aparece o nome do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 5,5%, à frente do deputado federal André Janones (Avante), que atingiu 3,8% da preferência dos entrevistados.

Os demais candidatos não marcaram sequer 1% das intenções de voto, inclusive a senadora Simone Tebet (MDB), que ficou com o título formal de “3ª via” após uma celeuma que durou meses por parte de legendas que não quiseram se alinhar a nenhum dos dois principais nomes da disputa.

A pesquisa mostrou ainda que 8,3% dos mineiros estão indecisos, ao passo que 5,6% votarão nulo ou em branco. Se comparados à última pesquisa do Instituto F5, realizada em fevereiro, Lula cresceu 7,5%, indo de 36,1% para os atuais 43,6%, enquanto que Jair Bolsonaro até aumentou seu eleitorado, mas de maneira muito mais tímida, pulando de 27,7% para 31,5%, uma subida de apenas 3,8%.

O levantamento foi realizado com 1.560 entrevistados em todas as regiões do Estado de Minas Gerais, por telefone, entre os dias 13 e 16 deste mês. Segundo os realizadores, a confiança dos dados é de 95% e a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

*REVISTA FÓRUM