Bolsonaro anuncia recondução de Aras à PGR

Publicado em 20/07/2021 as 18:39

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (20) que irá reconduzir Augusto Aras ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Mais uma vez, o mandatário decidiu desrespeitar a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores das República (ANPR).

“Encaminhei ao Senado Federal mensagem na qual proponho a recondução ao cargo de procurador-geral da República o Sr. Antônio Augusto Aras”, disse Bolsonaro em seu perfil no Twitter.

A procuradora mais votada da lista da ANPR, Luiza Frischeisen, havia criticado a falta de proatividade de Aras para investigar Bolsonaro. “Ele poderia ser mais proativo tanto na investigação criminal como na propositura de questões constitucionais. Essa atribuição exclusiva do PGR de investigar, não só presidente, mas todos que têm foro perante ao STF, tem que ser exercida com cautela e a cautela leva a fazer diligências e implementar determinadas investigações ainda mais nesse momento que o STF está mandando investigações, a posteriori, pro MPF. O MPF tem que se antecipar”, disse em entrevista ao Uol.

Humilhada pelo governo Bolsonaro, Regina Duarte agora quer voltar à Globo

Apesar de a recondução, Aras tem sido pressionado por seus pares. Na última semana, 36 sub-procuradores-gerais da República assinaram uma representação que pede a Aras abertura de investigação sobre falas de Bolsonaro que colocam as eleições em dúvidas.

Havia uma expectativa de que Aras pudesse ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o Senado rejeitasse André Mendonça, o “ministro terrivelmente evangélico”.

*Revista Fórum