Queiroga diz que é necessário estudar mais 'nova cloroquina'

Publicado em 19/07/2021 as 17:50

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na manhã desta segunda-feira (19), ao chegar à sede da pasta, em Brasília, que a proxalutamina necessita de mais estudos para comprovar se realmente tem algum resultado benéfico no tratamento da Covid-19. As pesquisas indicadas recentemente sobre a droga, por Jair Bolsonaro, têm indícios de fraude.

O fármaco, usado para tratar pacientes de câncer, tornou-se a nova paranoia de Bolsonaro e promete ser a futura panaceia do presidente para curar pacientes acometidos pelo Sars-Cov-2. Ele saiu de sua internação no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, por conta de uma obstrução intestinal, fazendo referências elogiosas ao medicamento, que segundo ele “tem apresentado melhoras em pacientes com Covid de outros países”, ainda que sem dizer de onde tirou tal informação.

Queiroga foi mais contido no entusiasmo sobre a “nova cloroquina”, como chamou o líder extremista, entretanto confirmou que a proxalutamina já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pra realizar testes no Brasil, mas que o medicamento ainda está longe de ser indicado para a Covid-19.

*Revista Fórum