PT sai antes ou será enxotado do governo

Publicado em 09/05/2021 as 09:41

Como já estava previsto, o ex-presidente Lula anunciou seu apoio incondicional ao que parece irreversível, a candidatura do senador Rogério Carvalho (PT) ao governo do estado de Sergipe, nas eleições de 2022.

Até aí tudo bem.

Rogério tem todo direito de pleitear o cargo e Lula também tá certo em apoiar o projeto do seu correligionário.

Lula, porém, foi jeitoso.

Disse que o projeto do PT ainda considera a possibilidade de entendimento com o grupo liderado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), mas, no fundo, isso seria apenas uma estratégia para ganhar tempo, não antecipando o inevitável rompimento de Rogério com o grupo governista. Até lá, a militância petista que está aboletada nos quase 400 cargos em comissão do governo, permaneceria empregada.

Lula não conhece Belivaldo, o nosso “Seu Lunga” de Simão Dias. A militância bem remunerada do PT vai levar um pé-na-bunda já, já.

Assim que o senador Rogério comunicar o fato, os petistas viciados em CC logo começarão a sair de fininho ou serão simplesmente enxotados do governo pelo Galeguinho.

Pontos e contra-pontos

Ainda que isolada, a candidatura de Rogério Carvalho ao governo não pode ser desmerecida e nem desconsiderada.

Ele é impulsivo, corajoso, bem articulado, está tentando construir boas alianças, tem Lula, tem grana e boa estrutura partidária.

Converter tudo isso em voto, é que são elas. É aí que o bicho pega.

O PT foi uma decepção nas eleições de 2020, em Aracaju, perdeu importância eleitoral no interior do estado e o próprio Rogério tem rivalidades políticas internas que o embaraçam e fantasmas jurídicos que ainda o assombram. E mais: nem todo petista com cargo no governo deixará a boquinha. A maioria vai preferir continuar empregada.

Por outro lado, a grande maioria dos partidos, prefeitos, vereadores e lideranças municipais tende a ficar com Belivaldo.

Cc já era bom, em tempos normais. Agora em tempos de pandemia e desemprego virou remédio imunizante e remuneração salvadora.

O prefeito Edvaldo faz muito boa gestão em Aracaju e será uma peça decisiva, como eleitor ou mesmo como candidato a governador.

Vai vendo ai as boinas da tropa: Belivaldo, Edvaldo, Mitidieri, Ulices, Laércio Oliveira, Luciano Bispo, Jackson Barreto, André Moura, Maria do Carmo, José Carlos Machado, Gustinho Ribeiro, Eduardo Amorim, Valmir de Francisquinho, Fábio Henrique (sim) e outros forças eleitorais, todas juntas e cada vez mais unidos.

E todos querem Ulices - nome que está se tornando unanimidade no grupo governista, agora ampliado por novas adesões - ou ainda os alternativos Fábio Mitidieri ou Edvaldo Nogueira, como cabeça-de-chapa. Disso não abrem mão.

Mas, segundo uma prestigiada e bem informada fonte palaciana, ainda cabe um grande acordão geral, com Rogério indicando o vice. Será?

Lula, Rogério, Candisse, Eliane Aquino, Márcio Macedo, Silvio Santos, Ana Lúcia, Francisco Gualberto, João Daniel e outros cardeais petistas vão ter que pensar e responder.

Feliz dia das mães, para todas!

*Pedro Valadares - Jornalista