Escolhas de Bolsonaro boicotaram chances do Brasil ser exemplo na pandemia, conclui estudo

Publicado em 22/04/2021 as 12:07

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado nesta quinta-feira (22), conclui que o Brasil tinha chances de ser um exemplo no combate à pandemia do coronavírus, mas o histórico exemplar foi boicotado por escolhas do presidente Jair Bolsonaro.

A pesquisa, que conta com análises de cerca de 60 pesquisadores sobre as políticas públicas de controle da pandemia adotadas por 30 países de todos os continentes, destaca que o Brasil era classificado como o país da América Latina mais preparado para lidar com emergências de saúde pública, segundo o sistema Global Health Security Index.

Contudo, pesquisadores afirmam que Bolsonaro usou todos os poderes constitucionais para fazer valer a sua agenda a atrapalhar o combate à pandemia, minimizando a doença e boicotando ações de estados. O estudo lembra a “campanha agressiva” realizada pelo presidente em apoio ao uso da cloroquina, remédio ineficaz para a Covid-19.

O texto também destaca os problemas da gestão do ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que trocou técnicos por militares em cargos importantes da pasta, “decisão duramente criticada pela comunidade da saúde pública”.

A pesquisa também conclui que os países que tiveram a melhor performance durante o período analisado seguiram as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e aliaram medidas de saúde a políticas sociais.

*Com informações do jornal Estado de S.Paulo