Na iminência de ter ações contra Lula anuladas, Moro posta mensagem em apoio à Lava Jato

Publicado em 21/02/2021 as 14:19

No final da noite deste sábado (20) o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro resolveu ir às redes sociais para prestar apoio à Lava Jato, operação pela qual se forjou como “herói” no suposto combate à corrupção e na prisão do ex-presidente Lula.

O ex-magistrado de Curitiba, que hoje vive nos Estados Unidos, postou a foto de uma faixa de apoiadores da Lava Jato na capital paranaense. “Manifestação de apoio à Operação Lava Jato em Curitiba”, escreveu Moro na legenda.

— Sergio Moro (@SF_Moro)
A postagem de Moro vem em meio a novas vitórias de Lula no Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente decidiu permitir o compartilhamento de dados da Operação Spoofing com a defesa do petista. Nos dados estão contidas mensagens, entre elas aquelas reveladas pela série jornalística Vaza Jato, que mostram uma articulação supostamente ilegal entre o ex-juiz, procuradores da operação para tirar Lula da eleição de 2018 e levá-lo à cadeia.

Esse compartilhamento e a revelação de novas mensagens têm aumentado a expectativa de que o STF atenda à defesa de Lula e declare Moro suspeito nas ações contra o petista, anulando assim seus atos e permitindo, teoricamente, o ex-presidente recuperar seus direitos políticos.

Esse vem sendo o entendimento de juristas. Margarida Lacombe, professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e coordenadora do Observatório da Justiça Brasileira da universidade, por exemplo, disse à Fórum que esse novo material é um “escândalo” e não deixa dúvidas “sobre a ausência de imparcialidade do ex-juiz Sergio Moro quando estava à frente da Operação Lava Jato.

Parte da imprensa já dá como certa a derrota de Moro e a vitória de Lula no STF. A Veja, na última semana, divulgou um texto afirmando que “toda a obra de Moro acabará. Será uma vergonha nacional”.

Gilmar Mendes, do STF, afirmou em entrevista recente que após o carnaval pode colocar em votação na Segunda Turma o julgamento do habeas corpus que pede a suspeição de Moro nos casos Lula.

“Estou com a expectativa de julgar isso ainda neste semestre e espero que se realize. Tenho a expectativa que deveríamos julgar esse caso em uma sessão presencial. No plenário por videoconferência há interferências e o debate é difícil. Só que agora estamos vendo que a volta para o plenário está sendo alongado. Estou pensando em julgar isso depois do carnaval”, disse Mendes.

Na sessão em que a Corte permitiu o compartilhamento dos dados da operação Spoofing com a defesa de Lula, Mendes fez uma dura crítica à Lava Jato ao ler trechos das conversas. Segundo ele, o material “sugere a ocorrência de graves vícios em investigações e ações penais que podem ter afetado o direito de defesa do paciente e de outros pacientes. Por isso, é de rigor o reconhecimento do direito de acesso”.

“Ou nós estamos diante de uma obra ficcional fantástica que merece o Prêmio Nobel de literatura, ou estamos diante do maior escândalo judicial da história da humanidade”, declarou.

*Revista Fórum